Através da purificação de formas monumentais, Stancati reencontra antigas ressonâncias em suas esculturas



O "metier" e a imaginação do escultor Ivan Stancati procedem paralelamente segundo métodos antigos. Por essa razão pode acontecer que sua escultura permaneça, às vezes, um pouco formal. Importante, porém, é a coerência, a seriedade, a independência de seu "modus operandi".
Como suas obras deixam transparecer com clareza e nas quais encontra-se uma propensão para o monumental, embora não a "priori", a vocação desse artista é genuína e culta.
Por ter o autor tirado proveito dos exemplos plásticos e dos conceitos de seu tempo, propondo com os resultados obtidos uma hipótese de reinserir, encontramos presente em sua obra uma linha de excelente modernidade.
Embora respeitando os ensinamentos do passado e os métodos operativos artesanais, o escultor se afirma como um artista criador moderno e evita assim de percorrer caminhos por demais freqüentados, uma vez que está mais inclinado a uma naturalidade menos complexa e mais simples,mas de maior vigor.
Após refletir sobre Arp, Brancusi e Henry Moore " pelo menos é o que parece " de onde trouxe elementos úteis para favorecer suas idéias, Stancati endereça suas forças para conseguir uma unidade mais completa e de maior expressão.
Suas esculturas "Inspiração" realizada em granito preto, doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e "Contemplação" realizada em aço pintado, doada ao Museu da Escultura ao Ar Livre, recupera uma visão épica e primordial da existência humana. Sua visão contemporânea reencontra antigas ressonâncias através da purificação de uma forma monumental que determina a maturidade alcançada pelo escultor.
O Artista
Stancati, pseudônimo artístico de Ivan José Stancati de Oliveira, nasceu em São Paulo em 1960. Arquiteto, professor e artista plástico, freqüentou o curso de modelagem com o escultor Dante Dado de Giácomi (1982), escultura em pedra com o escultor Pedro Pinkalsky (1986), escultura em madeira no Liceu de Artes e Ofícios (1987) e desenho e gravura em metal no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1988). Formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (1984) e fez um mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.
Participou do XVI Salão de Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende; XXII Salão Ararense de Artes Plásticas (1988); V Salão de Artes Plásticas de Avaré (1996).
Entre as exposições individuais e coletivas, destacam-se: ¨Totens em órbita¨ e ¨Fantasias¨, Espaço Madame Satã; 1º Bienal Internacional Latino Americana, México e Esculturas em Pedra Sabão no Espaço Taib, São Paulo (1987), Galeria Designio, São Paulo (1988); ¨Arte Erótica¨, Museu da Imagem e do Som, São Paulo (1991), ¨Arte e natureza¨, E. C. Pinheiros e Espaço Cultural Clube Indiano (1992), Galeria Xarios, São Paulo (1994); 14º Expande (1995); ¨Caminho das Pedras¨, Fundação Mokiti Okada (1997).
Possui obras em diversas coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e do Museu da Escultural ao Ar Livre.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações