Frente debate questão agrária no Pontal do Paranapanema




A Frente Parlamentar pela Defesa da Reforma Agrária se reuniu nesta quarta-feira, 18/7, no Plenário D.Pedro I, para continuar o debate sobre o PL 578/2007, assunto que ficou em aberto no encontro feito na liderança do PT há cerca de um mês. A reunião foi comandada pelo deputado Raul Marcelo (PSOL) e contou a presença do deputado Simão Pedro (PT), do ex-deputado e advogado Plínio de Arruda Sampaio, e de representantes de entidades ligadas a movimentos que tratam de reforma agrária.
O projeto de lei, que atualmente passa pela segunda Comissão na Assembléia, foi proposto pelo governador José Serra e refere-se à regularização de posse em terras devolutas acima de 500 hectares na região do Pontal do Paranapanema. Os participantes falaram da importância de expor para a sociedade civil o que significa essa proposta, e Simão Pedro se mostrou espantado com a velocidade com que o projeto está tramitando na Casa.
Carlão, da assessoria da liderança do PT, afirmou que o PL não irá obter as terras para assentamentos, e dessa maneira, não conseguirá atingir o objetivo esperado.
Ao final da reunião, Raul Marcelo citou as decisões acordadas pela frente. Será encaminhado um ofício à Câmara Municipal de Presidente Prudente para que seja realizado no local, no dia 10 de agosto, a partir das 14h, um ato da Frente Parlamentar em favor da Reforma Agrária, com a presença de representantes dos movimentos sociais e entidades favoráveis à distribuição justa de terras na região. Será solicitada uma audiência pública à Comissão de Agricultura e Pecuária, onde atualmente se encontra o PL 578/2007, com a presença de representantes do Incra, das entidades envolvidas e especialistas na área, para discutir a proposta. Ainda será elaborado um manifesto contra a aprovação do PL, explicando o que a frente considera "uma traição à reforma agrária", com assinatura de parlamentares, personalidades públicas, juristas, e de todos aqueles que se solidarizem com a causa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações