Incentivo a intermodal de transportes é prioridade para Araçatuba





Próxima audiência sobre o Orçamento 2010 será quinta-feira, em Taubaté
Nesta segunda-feira, 22/6, foi a vez de a Câmara Municipal de Araçatuba sediar uma das audiências públicas que têm sido realizadas pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia para debater o Orçamento estadual 2010. A reunião foi conduzida pelo presidente da CFO, Mauro Bragato (PSDB), e a mesa foi composta pelos membros da comissão Enio Tatto (PT) e Vitor Sapienza (PPS), pelo prefeito de Araçatuba, Cido Sério, e pela presidente da Câmara local, vereadora Edna Flor.
Após saudar o prefeito, Bragato lembrou que a comissão tem tido a preocupação de percorrer o Estado para discutir o Orçamento e que, desta vez, isso tem sido feito com antecedência razoável, que permite melhor aproveitamento das sugestões apresentadas como emendas ao projeto orçamentário.
Para Sério, a ideia de debater o Orçamento estadual nas cidades é interessante porque a vida acontece nos municípios. Duplicar a rodovia Eliezer Montenegro Magalhães até o porto de Araçatuba para incrementar o transporte da produção agrícola regional, minimizar problemas de saneamento na região, além da implantação de políticas públicas, sobretudo na área da saúde, que permitam a construção de uma sociedade mais justa, foram as reivindicações de Sério.
Edna Flor enalteceu o fato de uma lei, como a orçamentária, que contém uma enormidade de termos técnicos, conte com um parágrafo que regulamente o debate popular. A vereadora elaborou uma lista de pedidos: incentivo ao intermodal de transportes, implantação de equipes multidisciplinares de atendimento na Defensoria Pública e ciclovia de acesso para moradores do bairro São Rafael.
"É impossível promover justiça social sem debater o Orçamento do Estado", afirmou Tatto, justificando que o projeto orçamentário indica as prioridades de cada governo. "Daí a gente percebe que o governo de São Paulo não prioriza as áreas básicas: saúde e educação." Tatto lamentou que a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento tenha desistido de mandar um representante para acompanhar as audiências públicas da Assembleia, como fez nas audiências de Marília, Bauru e Sorocaba.
Sapienza relatou que, em 1986, presidia a CFO quando recebeu uma "maçaroca de papeis" que chamavam de Orçamento. "O projeto foi aprovado em 15 minutos sem ninguém conhecer o conteúdo." No ano seguinte, "procurei apoio da FAAP para dar início a um novo procedimento de análise do Orçamento". Hoje, o deputado vê com satisfação os cidadãos apresentarem propostas regionais.
Demais solicitações
Diva Ferreira, representante dos funcionários do Poder Judiciário, pleiteou verbas para o pagamento de benefícios trabalhistas devidos pelo Estado, reposição salarial e cumprimento da data-base.
Marcos Francisco Alves, da Comissão Consultiva do Iamspe, disse que são mais de 800 mil contribuintes na região, sendo que apenas oito cidades contam com atendimento do instituto. A contribuição paritária do Governo, como é feito em outros Estados, é uma luta antiga dos servidores. "Graças a audiências anteriores, o problema foi levado à Assembleia e o governo vai contribuir gradativamente, entretanto isso não resolve a questão".
Denise Ricala mais uma vez representou o Centro Paula Souza para insistir na solicitação de melhores salários e na denúncia de um processo de terceirização que tem, segundo ela, comprometido o funcionamento das unidades.
Integrante da Apeoesp, a vereadora e professora Durvalina declarou que as reivindicações da categoria são históricas: reajuste salarial, novo plano de carreira, concursos públicos, fim da superlotação de salas de aula e da política de bônus e o combate à violência nas escolas.
Isalda Mendonça também milita na Apeoesp. Ela contestou os projetos de lei complementar (PLCs 19 e 20 de 2009), do governador, que poderão ser votados nesta semana pela Assembleia e que, segundo Isalda, prejudicam a categoria.
Maria Teresa de Oliveira é vereadora e assistente social. "Sem planejamento, os caminhos se perdem, não há avanços", declarou. A vereadora pediu subsídios para um grande sistema de macrodrenagem na cidade e a transferência ao município de prédios pertencentes ao Estado e que se encontram abandonados. Segundo ela, essa também é a situação de prédios históricos e de praças esportivas em Araçatuba.
Vereador em Araçatuba, Rivael de Souza, indicou a pavimentação da avenida JK, a instalação de acelerador linear " para radioterapia " na Santa Casa e a construção de hospital regional.
Marco Antonio Baracat, da Fundação Itesp de Andradina, quer mais benfeitorias para o instituto, como reposição salarial, melhores condições de trabalho, renovação da frota e infraestrutura básica nos assentamentos.
Penápolis
O município de Penápolis enviou uma comitiva à audiência de Araçatuba. O vereador Caíque Rossi reivindicou a instalação de Fatec na sua cidade e de parque industrial para geração de empregos. Melhor atendimento a portadores de deficiência física, como, por exemplo, adaptação de brinquedos em parques públicos, também foi enfocado no pronunciamento do jovem.
O prefeito João Luís dos Santos pediu política de incentivo fiscal para a região de maneira a evitar a evasão de empresas para outros Estados, como já acontece com o êxodo para Três Lagoas (MS). Além disso, o prefeito informou que a política de saúde para pequenos municípios não pode se restringir a doação de uma ambulância, o Estado deveria ter subvenção permanente para as santas casas.
A próxima audiência sobre o Orçamento estadual 2010 acontece na Câmara Municipal de Taubaté, na quinta-feira, 25/6, às 10h, para oitiva das reivindicações das regiões de governo de Taubaté, São José dos Campos, Guaratinguetá, Cruzeiro e Caraguatatuba.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações