Frente Parlamentar de Hidrovias discute relatório de sete meses de trabalho


13/03/2007 16:53

Compartilhar:

Deputado João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FrenteParlaHidrovias13mar07Mauri14.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Hidrovias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FrenteParlaHidrovias13mar07Mauri08.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a coordenação do deputado João Caramez (PSDB), a Frente Parlamentar de Hidrovias reuniu-se nesta terça-feira, 13/3, no plenário José Bonifácio, para discutir e aprovar o relatório de conclusão do trabalho desenvolvido por seus participantes durante sete meses, em 2006. A frente foi criada com o objetivo de incrementar a utilização racional e integrada dos recursos hídricos do Estado de São Paulo para o transporte de cargas e de passageiros e desenvolver o seu potencial econômico, em conjunto com as entidades representativas do setor.

Estiveram presentes à reunião participantes de ONGs como a Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná (ADTP), Instituto Rio Tietê, Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt), integrantes do corpo docente da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Mário Covas, bem como representantes da Marinha, entre outros.

João Caramez enfatizou que a Frente de Hidrovias é permanente e que as atividades desenvolvidas no período de junho a dezembro de 2006 referem-se apenas à primeira fase de um trabalho que deverá se estender no futuro, quando se espera poder contar com a continuidade dos colaboradores.

A frente organizou grupos de trabalho que se aprofundaram em quatro prioridades preeestabelecidas: reorganização do órgão gestor; logística; regulação, política tributária e ambiental; e comunicação, objetivando a divulgação de um anteprojeto propondo o plano estadual de hidrovias à sociedade. Os grupos apresentaram relatórios parciais a serem consolidadas num documento final. Após sua finalização, o anteprojeto deverá ser entregue ao governador de São Paulo, podendo vir a ser a base para um futuro plano estadual das hidrovias.

Nesta terça-feira, após a apresentação de Ricardo Luiz Camargo, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e relator dos trabalhos da frente, definiu-se que ainda haverá uma nova reunião, em 27/3, para a finalização e acertos do documento em questão, cuja redação final englobará sugestões formuladas nesse encontro.

O deputado João Caramez encerrou a reunião conclamando os presentes a participarem do seminário sobre a situação nacional das hidrovias a ser realizado em Brasília, em junho, sob a coordenação de Sebastião Alves Carneiro, integrante da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

alesp