Tremembé oferece opções de turismo religioso


30/09/2010 19:50

Compartilhar:

Cachoeira Horizonte Azul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Tremembecachoeiradohorizonteazul.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fonte Água Santa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/TremembeFonteaguasanta.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Basílica Senhor Bom Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Tremembebasilicadosenhorbomjesus.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada a 133 quilômetros de São Paulo, na mesorregião do Vale do Paraíba, Tremembé é considerada estância turística desde 1993. Com cerca de 40 mil habitantes (dados do IBGE de 2009), a cidade ocupa área de 192 quilômetros quadrados e tem sua economia baseada principalmente na agropecuária, rizicultura, pequenas empresas e serviços.

Fundada em 1660, pelo capitão Manuel da Costa Cabral, que ali mandou erguer o templo dedicado ao Senhor Bom Jesus de Tremembé, em área que servia de pouso de tropeiros que se dirigiam a Minas Gerais, Tremembé obteve a emancipação em 26 de novembro de 1896. Em 1907, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé e a Igreja do Bom Jesus recebeu o título de Santuário Arquiepiscopal. Em 1974, o santuário recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo papa Paulo 6º.



Religiosidade



O turismo em Tremembé está em grande parte voltado para os eventos religiosos. Entre os locais que atraem grande número de visitantes e peregrinos estão, além da Basílica do Senhor Bom Jesus, as capelas de São Sebastião, de Nossa Senhora da Conceição e do Padre Eterno (todas construídas em 1906).

Um pequeno fio de água que, segundo a lenda, brotou aos pés da imagem do Senhor Bom Jesus deu origem à Fonte da Água Santa, inaugurada em 1884. A imagem do Senhor Bom Jesus de Tremembé é entalhada na madeira. Conta-se que ela foi construída por um desconhecido que residia nas margens do rio Paraíba, e que este desapareceu, deixando a imagem em sua choupana. Os moradores locais foram até essa moradia e encontraram a imagem. Quando a retiraram do lugar, brotou a fonte de água.

A tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé é realizada anualmente entre o final de julho e meados de agosto. Além das atividades religiosas e litúrgicas, o encontro oferece feira de artesanato e a realização de eventos artísticos e culturais para os participantes.

Entre os atrativos naturais está a cachoeira Piracoma, queda d"água de cerca de quatro metros, localizada na Estrada da Fazenda Canegai. O mirante de São Gotardo, localizado no parque de mesmo nome, proporciona vista panorâmica de todo o Vale do Paraíba.

Tremembé está localizada a 133 quilômetros de São Paulo e 309 km do Rio de Janeiro, próxima à rodovia Dutra. É uma cidade privilegiada, pois situa-se no eixo Rio-SP, vizinha de cidades como Taubaté e Pindamonhangaba. Fica também bem próxima do polo turístico Campos do Jordão/Santo Antonio do Pinhal.



Fonte: www.tremembe.sp.gov.br e www.explorevale.com.br

alesp