Forma e cor criam um rico mosaico de sugestões na substância poética da paisagem de Dante Caregaro


O meio expressivo da arte figurativa, particularmente quando se trata de temas paisagísticos, não perdeu a sua validade. Esta constatação vem espontânea frente às obras de Dante Caregaro que, paisagista nato, possui a capacidade de saber colher a nota cromática que prevalece na visão que retrata, transferindo-a com luminosidade na suas telas.
A paz e a serenidade das paisagens brasileiras sempre o atraíram. O artista sabe amarrar os diversos planos numa suave gama de cores, criando concepções e visões originais e realizando um justo equilíbrio entre um passado acadêmico e as modernas tendências.
A luz que emana de seus quadros surge da própria maneira de contemplação da paisagem para a qual a originalidade, em vez de ser exclusivamente formal, é mais de substância poética e se entrelaça com o calmo sentido da natureza. Os cenários que o sensibilizam lhe consentem a utilização de excelentes meios plásticos e resultam em fina policromia.
Como conseqüência natural, a incisiva linguagem artística levou esse pintor a se dedicar ao desenho, base importante de sua obra. Forma e cor se completam num mosaico rico de sugestões onde a construção é solidamente estruturada por pinceladas robustas.
A obra "Paisagem de Ouro preto", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, elaborada numa linguagem até certo ponto simples, consegue dar aquela espessura pictórica necessária a toda obra de arte.
O Artista
Dante Caregaro, pseudônimo artístico de Dante Giovanni Caregaro, nasceu em Torino, Itália, em 1937, e mudou-se para Borgo San Marco, Itália, em 1945. Desde a mais tenra idade desenhava diariamente tudo o que via, de modo especial plantas, folhas, flores, animais e paisagens.
Logo após a II Guerra Mundial, transferiu-se com a família para o Brasil, passando a residir em São Paulo. De 1956 a 1958, freqüentou a Faculdade de Belas Artes, com bolsa de estudos por ter sido qualificado em 3º lugar. Ingressou na carreira publicitária como desenhista e diretor de arte (1985). Paralelamente e durante 35 anos dedicou-se à pintura. Durante os anos de 1999 e 2000 foi professor de pintura a óleo no Esporte Clube Banespa em São Paulo. Em 2001, mudou-se para Porto Seguro, BA, onde abriu um ateliê-escola e uma galeria de arte, retornando a São Paulo em 2005.
Participou de exposições individuais e coletivas com destaque no Salão Paulista de Belas Artes (1957); 1º Salão Nacional de Artes Plásticas, em Santa Cruz do Rio Pardo (1958); 1º Salão Nacional de Artes Visuais Cristo Redentor, Rio de Janeiro (1984); Galeria Dr. Arte, São José do Rio Preto (1996); "Brasil", meus índios meus barcos", Espaço Cultural Arraial d"Ajuda Eco Resort, Porto Seguro, Bahia; 2º Salão e Fórum de Inovação Tecnológica " Brasiltec, SP (2003).
Possui obras em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações