Deputada jovem se reelege com projeto ambiental

DA REDAÇÃO
O futuro profissional de Priscila Cerri Imperatriz, 15 anos, ainda balança entre arquitetura e hotelaria. Mas a política é atividade importante, pelo menos no atual momento, para a jovem que cursa a primeira série do ensino médio no Liceu Albert Sabin, em Ribeirão Preto: ela se prepara para exercer, no dia 14 próximo, seu segundo mandato no Parlamento Jovem.
"Política é o que rege nossa sociedade", opina Priscila, que, por fidelidade partidária, continua no Partido da Natureza, pelo qual se elegeu, em 2000, com projeto que propunha a parceria entre poder público, universidades e empresas privadas na montagem e operação de usinas de reaproveitamento de lixo.
Na edição 2003 do Parlamento Jovem, Priscila defende a implantação de usinas geradoras de energia que utilizariam fontes alternativas, como a eólica, a da biomassa e a solar, entre outras.
"Apresentei este projeto porque a energia gerada pelas hidrelétricas pode um dia se esgotar, além prejudicar bastante a natureza", conta Priscila. A proposta da deputada jovem ratifica a necessidade da parceria poder público/iniciativa privada/universidade para procurar alternativas a um recurso esgotável. "Nosso Estado é um grande gerador dessas novas fontes de energia - a biomassa, por exemplo, é muito presente em Ribeirão Preto -, e nós não as utilizamos da forma como poderíamos."
Priscila considera fundamental a preocupação com a natureza, "que tem sofrido tantas agressões por parte daqueles que mais teriam que cuidar dela: nós, os seres humanos".
A base do projeto, que já idealizava há algum tempo e que foi escolhido por unanimidade em sua escola, Priscila encontrou na revista Superinteressante. Na Internet ela recolheu dados e informações sobre o tema. Mas a "família foi de extrema importância no processo de composição e a escola na estruturação do projeto", reconhece a estudante. A leitura e a discussão de temas importantes em família são comuns na casa de Priscila, que com freqüência lê a revista Veja e enumera, entre os livros que leu recentemente, O mundo de Sofia (do escritor Josten Gaarder) e A hora da estrela, de Clarice Lispector.
Ela é também uma observadora atenta do momento político atual e dos problemas que o país e sua cidade enfrentam. Ela vê no fim da impunidade um aspecto positivo da cena brasileira. "Penso que estamos no caminho certo para uma política cada vez mais honesta e de acordo com os interesses da população", diz.
Promovido anualmente pela Assembléia, o Parlamento Jovem, que está em sua quinta edição, é definido por Priscila como "um banho de cidadania". "Graças a essa iniciativa, pude vivenciar, por um dia, o trabalho que os deputados têm durante o ano inteiro para nos representar e defender nossos interesses." Ela espera também que o Parlamento Jovem continue sendo realizado, porque é um incentivo à participação dos estudantes. "Política é coisa séria, e também é de responsabilidade dos jovens", conclui.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações