Sorocaba inicia cadastramento de doadores de medula
Em 14 de agosto será inaugurado o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea em Sorocaba. A decisão foi tomada, no dia 18/5, em reunião realizada entre a ONG Asa Morena, o deputado Hamilton Pereira (PT), o diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi, o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Ricardo José Salim, o superintendente da Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan), José Augusto Barreto, e os gerentes médico e administrativo do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão e Élide Corassini.
A partir desta data, o Hemonúcleo de Sorocaba, em parceria com a Asa Morena, passará a contar com um trabalho de conscientização de doadores de sangue sobre a importância da doação de medula óssea. "A Asa Morena recebeu treinamento e está apta a orientar doadores de sangue sobre detalhes do processo de transplante", explica Nerli Peres, uma das diretoras da ONG.
A Colsan, segundo Frederico Brandão, fará a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde será feito exame de compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes. O cadastramento dos doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) será realizado pela própria Unicamp.
A expectativa do diretor de saúde é de que o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea também possa estimular o aumento do número de doadores de sangue assíduos.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp