Atividades Econômicas recebe secretário Paulo Alexandre para prestação de contas


14/09/2011 19:00

Compartilhar:

Comissão de Atividades Econômicas em reunião na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComAtivEconMarco1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Alexandre Barbosa, secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComAtivEconMarcoSecrPauloBarbosa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComAtivEconMarco.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Atividades Econômicas recebeu, hoje, 14/9, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, que apresentou as ações, programas e metas da secretaria. O secretário destacou a qualificação profissional e infraestrutura como os eixos de seu trabalho à frente da pasta. Para ele, o maior desafio do governo é manter competitividade com desenvolvimento econômico.

Segundo Barbosa, existe hoje no Estado e no país um "apagão de mão de obra": o Brasil está importando mão de obra qualificada, desde engenheiros até profissionais de formação básica. Para sanar esse problema, Barbosa propôs expansão das universidades e criação da Universidade Virtual. Propôs ainda aumento de vagas nas Fatecs e Etecs, atrelando quantidade a qualidade para manter os atuais índices de empregabilidade do mercado, de 9,3 alunos por 10 formados.



Via Rápida



Outro programa destacado foi o Via Rápida. Gratuito e destinado a pessoas de baixa escolaridade, permite, no espaço de dois a três meses, qualificação profissional mínima. Para conter a evasão devida às dificuldades financeiras dos alunos, normalmente desempregados, o governo concede bolsa de R$300,00 para transporte e alimentação. Somente neste semestre, foram matriculados 30 mil trabalhadores, e 170 mil estão inscritos. A meta é chegar a 125 mil vagas em 2012 e 400 mil até 2014. Os recursos para o programa são de R$1 bilhão.

Outra ação da secretaria é a criação de Parques Tecnológicos, para desenvolvimento científico e de tecnologia e inovação em conjunto com universidades e centros de pesquisa. "É uma aproximação do setor produtivo com as universidades", disse Barbosa, afirmando que podem proporcionar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica. O secretário citou São José do Rio Preto e São José dos Campos como exemplos de modelos a seguir na implantação de novos parques nos municípios de Campinas e Santos.

A informatização da Junta Comercial de São Paulo, segundo o secretário, também é meta para dar mais agilidade ao processo de abertura e fechamento de empresas.



Questões dos parlamentares



Encerrada a apresentação, Welson Gasparini (PSDB) disse que Alberto Goldman, quando governador, destinou verba para a construção de dois edifícios para o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto e até hoje nada aconteceu. Solicitou empenho do secretário na questão.

Paulo Alexandre Barbosa disse que, embora esteja há apenas quatro meses a frente da secretaria, pretende trabalhar para viabilizar novas ações e aprimorar as existentes.



Projetos



O Projetos de Lei 155/2011, de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e o Projeto de Lei Complementar 28/2001, do deputado Hamilton Pereira (PT) tiveram parecer favorável aprovado.

Ficou decidido que no próximo dia 6/10, às 11h, a Comissão fará vista a secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Por sugestão do deputado Zico Prado (PT), a comissão apresentará emenda ao Plano Plurianual (PPP), para evitar a redução dos recursos para a agricultura. José Bittencourt (PDT) apresentou documentos que irão lastrear o tema da audiência pública Desenvolvimento da Telefonia e Internet na área Rural, no próximo dia 28/9.

A reunião foi presidida por Itamar Borges (PMDB).Participaram da reunião os deputados Reinaldo Alguz (PV), Hélio Nishimoto (PSDB), Ana do Carmo (PT) e Orlando Bolçone (PSB).

alesp