Mudança de nome de viaduto desagrada constitucionalistas de 32


24/08/2007 17:40

Compartilhar:

Jairo Paes, Célia Marcondes, Deputado Olímpio Gomes e Gino Struffaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VETERANOS 32  MESA 421ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro na Assembléia para homenagear os combatentes da Revolução Constitucionalista pelo dia do soldado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VETERANOS 32 geral04ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Sociedade dos Veteranos de 32 (MMDC) realizou nesta sexta-feira, 24/08, encontro na Assembléia para homenagear os combatentes da Revolução Constitucionalista pelo dia do soldado e fazer ato de desagravo pela mudança do nome do Viaduto 9 de Julho.

O deputado Olímpio Gomes (PV), autor da homenagem, destacou a importância de se reverenciar os heróis paulistas e todos os soldados que diariamente colocam a própria vida a serviço da sociedade. Olímpio enfatizou o desejo de que seja revogado ato da prefeitura paulista que, em 2001, alterou o nome do Viaduto 9 de Julho.

"Não queremos entrar no mérito da homenagem que foi prestada, mas é necessário que sejam preservados os marcos de nossa história e o viaduto era uma destas referências que homenageiam a luta dos paulistas por uma sociedade igualitária e democrática, por isso me comprometo a abrir espaço para o debate dessa questão no âmbito do Legislativo, que ao dar o nome de Palácio 9 de Julho à sua sede eternizou esta justa homenagem. É necessário que a prefeitura reveja a mudança do nome do viaduto", afirmou.

Como os diversos oradores que se manifestaram durante a cerimônia, o parlamentar destacou a necessidade do governo dar maior apoio aos policiais militares. "Mesmo que sofra pressões, não vou transigir na defesa destes heróis do dia-a-dia, que sofrem com o descaso do governo. Infelizmente, uma parcela significativa de deputados acata, sem oposição, as imposições do Executivo e não cumpre seus compromissos de campanha. No meu caso, esta é uma bandeira que carregarei por toda a minha vida", disse.

Entre os homenageados, mereceu destaque o capitão de exército Gino Struffaldi, hoje com 93 anos, que durante a revolução serviu no Forte de Itaipu, em Praia Grande. Struffaldi destacou que, apesar de os revolucionários terem sido vencidos militarmente, seus ideais foram vitoriosos.

alesp