Estadualização de vicinais


04/06/2007 19:39

Compartilhar:

Deputado Reinaldo Alguz e governador Serra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REINALDO ALGUZ SERRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com os problemas da infra-estrutura regional e objetivando estimular maiores investimentos, com geração de emprego e renda, o deputado Reinaldo Alguz (PV) propôs ao governador José Serra a estadualização das estradas vicinais da Alta Paulista e da Alta Sorocabana.

Justificando a indicação, o parlamentar rememorou que a implantação das estradas vicinais, à época, teve como propósito o escoamento da produção agrícola e tráfego local, de pequeno porte. Hoje, com a vertiginosa expansão do setor sucro-alcooleiro, o uso das vicinais alterou-se profundamente, dando-lhes características de tráfego de verdadeiras rodovias, utilizadas por elevado número de veículos de grande porte e de alta tonelagem.

Os municípios a quem estão entregues sua conservação e manutenção não mais conseguem fazê-lo, em face de sua limitada capacidade financeiro-orçamentária. É o caso das vias Tupã-Arco Íris, Tupã-Quatá, Tupã-Bastos, Bastos-Sagres, Sagres-Inúbia Paulista, Sagres-Osvaldo Cruz, Parapuã-Salmourão, Rinópolis-Piacatu, Salmourão-Rubiácea, Lucélia-Pracinha, Lucélia-Adamantina, Pacaembu-Mirandópolis, Dracena-Tupi Paulista, Ouro Verde-Panorama, Adamantina-Valparaíso e Panorama-Presidente Epitácio.

A indicação permite, na visão macroeconômica, que o Estado integre a malha viária de vicinais, notadamente as das citadas regiões, ao sistema rodoviário estadual, aparelhando-a para o tráfego já em curso, de maneira que o setor sucro-alcooleiro passe a contar com a efetiva resposta às suas necessidades.

reinaldoalguz@al.sp.gov.br

alesp