Evento discute os 18 anos do ECA

O balanço da "inadimplência social" no Estado de São Paulo foi o ponto principal de discussão da atividade realizada nesta segunda-feira, 31/3, na Assembléia Legislativa com o objetivo de discutir os 18 anos da implantação do Estatuto de Defesa da Criança e do Adolescente (ECA).
A reunião realizada por iniciativa do líder da Minoria deputado Enio Tatto, contou com a presença de conselheiros tutelares e de organizações de defesa da criança e do adolescente. O deputado petista destacou a "distância que existe entre o falar e o fazer com relação ao previsto no ECA". Para Tatto a parcela da sociedade preocupada com a causa da criança e do adolescente "não deve esperar tragédias para se reunir e trocar experiências". O deputado colocou seu mandato a disposição da luta pelos direitos de todas as crianças e adolescentes em situação de risco.
Padre Julio Lancelotti condena inadimplência social do Estado
Ícone na defesa da criança e do adolescente, à frente da Pastoral da Criança da igreja Católica, o padre Julio Lancelotti, presente na atividade elogiou a iniciativa do ato, porém reivindicou uma ação concreta da Assembléia Legislativa com relação ao que chama de "inadimplência social do Estado de São Paulo". O padre sugeriu ao deputado Enio Tatto a constituição de uma Frente Parlamentar com o objetivo de Monitorar os resultados das políticas públicas de defesa da criança e do adolescente.
Lancelotti mandou um recado à sociedade paulista ao afirmar sobre o perigo de "alguém pretender prender o Estatuto da Criança e do Adolescente, agora que tem 18 anos completos". O padre tirou risos da platéia ao dizer que "não podemos esquecer: eles queriam prender o Estatuto quando ele completou 16 anos".
Tatto comprometeu-se com os presentes em iniciar as articulações para constituição de uma Frente Parlamentar da Inadimplência Social do Estado de São Paulo, como Lancelotti propôs. O deputado petista lembrou da falta de prioridade do governo Serra com políticas públicas, como a falta de recursos para a Defensoria Pública do Estado, cujo número de defensores saltou em 2006 de 89 para 400, no entanto, seus recursos não seguiram a mesma proporção.
Luta contra o crime organizado
Presente ao evento o vereador da capital paulista Zelão do Partido dos Trabalhadores, membro efetivo da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo, disse estar preocupado. "Estamos perdendo a batalha pelas nossas crianças e adolescentes com o mundo do crime organizado". O vereador petista acredita que apenas políticas públicas eficientes, seguidas de "vontade políticas públicas eficientes", irão contribuir para os avanços previstos no ECA.
O evento contou ainda com a presença de Rosemeire Souza da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, Marli Cortez, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Além de representantes da Fundação Gol de Letra e da Fundação Aliança da Misericórdia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações