Assembléia aprova destinação de verbas estaduais para o programa Luz para Todos
06/07/2006 19:56


A Assembléia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 6/7, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 241/06, de autoria do governador, que autoriza o Poder Executivo a destinar recursos financeiros para a implantação em São Paulo do programa Luz para Todos. As verbas deverão ser disponibilizadas a título de subvenção econômica em favor de empresas distribuidoras de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.
A propositura beneficiará significativa parcela da população rural paulista ainda sem acesso ao serviço de energia elétrica, com importantes reflexos na qualidade de vida e na promoção do desenvolvimento de suas comunidades.
O programa Luz para Todos foi instituído em novembro de 2003 pelo governo federal, com o objetivo de universalizar o acesso à energia elétrica até 2008. Na mesma ocasião, foi assinado um protocolo de adesão pelo governo estadual, sendo que, em maio de 2005, São Paulo passou a ser signatário do programa por meio de termo de compromisso firmado com o Ministério de Minas e Energia, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) e com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
Os recursos financeiros serão entregues a fundo perdido por meio de convênio a ser celebrado entre a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e a empresa ou cooperativa subvencionada. O custeio do programa será feito por meio da destinação de recursos provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e do Estado.
Unanimidade
Poucas horas antes da votação em plenário, o PL 241/06 havia sido aprovado por unanimidade pela Comissão de Finanças e Orçamento. O relator do projeto, deputado Paulo Sergio (PV), explicou que a tramitação da propositura não sofreu qualquer tipo de contaminação pelo acirramento do embate político neste período eleitoral. "Projetos sociais como esse vêm ao encontro dos objetivos maiores do Parlamento, não sobrando espaço para questões partidárias ou eleitorais", afirmou.
Paulo Sergio explicou ainda que o texto final do PL incorpora cinco das seis emendas a ele apresentadas, as quais o aperfeiçoam com a previsão de atuação do Conselho Gestor Estadual e do Comitê de Eletrificação Rural, a fiscalização da Assembléia Legislativa e a garantia de recursos orçamentários para sua efetiva implantação. Foi rejeitada somente a Emenda 4, que estenderia a subvenção às universidades públicas e aos órgãos de pesquisa. "Não houve acordo para a aprovação dessa emenda porque ela desvirtuaria a característica original do projeto", explicou o deputado.
Também foram aprovados na sessão extraordinária convocada pelo presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, o PL 250/06 e o PL 275/06, ambos de autoria do governador, que alteram os fundos especiais de despesa do Tribunal de Justiça e do Ministério Público.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações