Solenidade homenageia mártires armênios




O principal objetivo da colônia armênia de São Paulo " quiçá do mundo inteiro " é o reconhecimento por todas as nações, incluindo a Turquia, do genocídio que os turcos cometeram contra os armênios no dia 24 de abril de 1915. "Por isso, todos os anos nós fazemos questão de lembrar as vítimas da chacina e lutar para que o Brasil reconheça o genocídio, a exemplo do que já fizeram muitos países", declarou o presidente do Conselho Nacional Armênio da América do Sul, Simão Kerimian, na solenidade que marcou o 93º aniversário do genocídio.
Abriu o evento o deputado Vitor Sapienza (PPS), que falou de sua amizade com a colônia e ressaltou: "um povo que não cultiva seus heróis não merece ser chamado de povo". Ele relembrou o heroísmo dos armênios em sua luta contra o domínio soviético. Sapienza deu lugar a Davi Zaia que se solidarizou com as demandas da colônia " os armênios também querem a desocupação dos territórios que os turcos anexaram " e falou da violência da ação turca.
Os sacerdotes cristãos Arcipestre Guzelian e Boghos Baronian rezaram o "Pai Nosso" voltados para a Cruz de Pedra (Hatch Kar), acompanhados pelos presentes. O cônsul armênio Valery Gumortunian fez um discurso acusando a brutalidade da chacina de 1915 que, segundo ele, pretendia exterminar o povo armênio. O local da solenidade recebeu o nome de Praça Cruz de Pedra, em homenagem à cruz trazida da Armênia e ofertada para a Assembléia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações