Prêmio Santo Dias será entregue na sexta-feira


06/12/2006 16:02

Compartilhar:

Teóloga Heidi Ann Cerneka <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Italo santo Dias Heide.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa fará a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos a duas mulheres: a teóloga Heidi Ann Cerneka e a pedagoga Josephina Bacariça. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, 8/12, no plenário Juscelino Kubistcheck, a partir das 20h. Além do compromisso permanente com a defesa dos direitos fundamentais da pessoa, Heidi Ann Cerneka e Josephina Bacariça também têm em comum a data de nascimento: ambas nasceram no dia 9/7.

Heidi Ann Cerneka nasceu em Connecticut (EUA) e está no Brasil desde 1997. Missionária Leiga dos Missionários de Maryknoll, ela é coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional para as questões femininas, trabalhando com mulheres presas, brasileiras e estrangeiras. Ela faz parte do Grupo de Estudos e Trabalho "Mulheres Encarceradas", do Conselho da Comunidade junto às Execuções Criminais de São Paulo e integra o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), participando também da Pastoral da Mulher Marginalizada.

Pedagoga, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Josephina Bacariça trabalhou em projetos com jovens em situação de rua, coordenando e supervisionando programas para a Febem. Também atua junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Foi coordenadora geral na implantação do Projeto Centro de Apoio e Desenvolvimento Comunitário Rural, nos municípios de Mairinque, Mogi das Cruzes, São Roque e Sumaré. Também coordenou cursos profissionalizantes na área de construção civil, cozinha comunitária e restaurante popular e promoveu cursos de direitos humanos e cidadania na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

Além de homenagear todos as pessoas e entidades indicadas este ano, a Comissão de Direitos Humanos também prestará homenagem póstuma a Zorilda Maria dos Santos, que veio a falecer poucos dias depois de sua indicação ter sido oficializada. Zorilda foi secretária geral e tesoureira da Federação das Associações de Moradores do Estado de São Paulo e da Confederação Nacional das Associações de Moradores.

Um dos mais importantes prêmios de direitos humanos do país, o Prêmio Santo Dias é concedido anualmente a entidades, movimentos sociais, ou personalidades que tenham atuação reconhecida no Estado em defesa dos direitos fundamentais da pessoa. Este ano a Comissão de Direitos Humanos da ALESP recebeu 26 indicações. Já receberam o prêmio, entre outros, dom Paulo Evaristo Arns e o jurista Hélio Bicudo.

italopt@uol.com.br

alesp