Museu de Arte - Zilá Troper cria uma pintura que murmura com emoção e pudor, ternura e delicadeza


Zilá Troper é uma dessas artistas que escolheu não se afastar do tema escolhido, sem entretanto se "apoiar" em algum primitivismo expressionista nem cair na aquarela mundana ou num academismo detalhista. Trata-se de um caminho estreito que somente um verdadeiro pintor, e não somente um amador de talento, pode seguir...
Sua obra é intimista e calorosa; possui um sabor de consistência quase palpável de um local amado. A finesse de sua técnica aquarelística possui uma graça sedutora, sutil e penetrante. A espessura poética, humana e social cria um maravilhoso e envolvente equilíbrio de relações arquitetônicas e tonais.
Riqueza de sensibilidade e de conteúdo caracterizam a felicidade formal de cada aquarela que narra, no fluir da construção pictórica, a história de um homem e de sua aldeia ancestral. Desse encontro e de uma sempre nova freqüentação somos convidados a compreender e absorver a poesia de uma paisagem construída pelo homem e para o homem.
Zilá Troper consegue transmitir a dimensão de uma arte toda emoção e pudor, ternura e delicadeza. Seus panoramas, seus túneis, seus interiores de aldeia, suas paisagens secretas, seus porões traduzem a essência do visual, do tocável, do espacial, dentro de tons infinitamente delicados e de formas depuradas.
Na aquarela "Ancestralidade", oferecida ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, existem sutilezas às quais o olhar deve lentamente se acostumar, coisas murmuradas que não saberíamos selecionar sem nos abstrairmos do tumulto dos modismos. Sua pintura é silenciosa, murmura.
A Artista
Zilá Troper, pseudônimo artístico de Zilá Goldstein Troper, nasceu em São Paulo, no ano de 1946. Freqüentou cursos de aquarela e desenho na Escola Internacional de Gráfica em Veneza- Itália, além dos ateliers artísticos, de Suzan Hirata (pintura japonesa), Ivanir R. de Castilho, Loli Di Natese, Marina Martelli e Kazuko Tanaka.
Participou de várias exposições, destacando- se entre elas:, Ateliê Dalton de Luca, SP,(1997); "hebraica" Universidade de São Paulo, SP, (1999); II Salão Oficial de Artes Plásticas de Caraguatatuba, SP; XXII Salão Limeirense de Arte Contemporânea, SP (2000); Vª Bienal Internacional de Aquarela, Cidade do México; Espaço Cultural do Ministério de Agricultura e Abastecimento, SP; XXVº Salão de Artes Waldemar Belizario de Ilha Bela, SP; IIº Salão de Pintura Bunkyo, Museu de Arte Nipo Brasileiro, SP; VI Exposição de Aquarela, Fundação das Artes, Caetano do Sul, SP; Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2002); IV Salão de Aquarela de Barueri, SP; Aquarela e Gravura, Espaço HSBC, SP (2003); "Homenagem aos 450 anos de São Paulo", Memorial do Imigrante; XXII Exposição de Artistas Contemporâneos, Sociarte, SP; Iº Salão Nacional de Artes de Paraty, RJ "Uma viagem de 450 Anos" SESC Pompéia, SP; "A Paisagem Paulista", Bunkyo, Museu de Arte Nipo brasileiro, SP.
Recebeu Menção Honrosa em aquarela no V concurso de Artes Plásticas "Arte In Forma" e na Galeria Mali Villas- Bôas, SP. Possui obras em acervos particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações