Frente Parlamentar da Mineração retoma trabalhos na Assembleia Legislativa
31/03/2011 20:03





Nesta quinta-feira, 31/3, a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração retomou seus trabalhos, mantendo na coordenação o deputado João Caramez (PSDB). O parlamentar afirmou que o trabalho da frente deve seguir com o mesmo dinamismo que teve na legislatura passada. "Vamos continuar as gestões para que seja criado um órgão vinculado à Secretaria Estadual de Energia que centralize e coordene as demandas do setor, e implemente políticas de apoio à atividade", afirmou.
A expansão imobiliária na região metropolitana e a realização no país da Copa do Mundo e as Olimpíadas vão aumentar a demanda no setor de construção civil, que, segundo Caramez, vai ter que estar preparado para implementar ações com sustentabilidade ambiental.
Samuel Moreira (PSDB), líder do Governo, destacou a necessidade da criação de um órgão estadual específico para coordenar as políticas de mineração. "Este setor é fundamental para a economia, pois é responsável pelos componentes da cesta básica da construção, como areia, pedra e cimento".
Setor de mineração pode fazer parte da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano
João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, que retomou suas atividades na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 31/3, acredita ser necessária a adequação da legislação federal que permite ao Estado uma ação complementar, com a regionalização das licenças de instalação de novas lavras, adequação das já existentes e combate à atividade ilegal.
Samuel Moreira, líder do Governo, informou aos representantes do setor presentes à reunião que ele e o deputado Caramez tiveram encontro recente com o secretário de Energia, José Aníbal, que se mostrou sensível ao pleito da criação de um órgão específico para tratar da mineração no Estado. Entre os assuntos debatidos na reunião estava a questão da crise na sucursal paulista do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Caramez mencionou carta recebida dos funcionários do departamento e a demora na tramitação dos processos com pedidos de autorização para a abertura de novas lavras.
Com a recente criação da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, pelo governo do Estado, foi estabelecido que o setor não deve deixar passar a oportunidade de participar do conselho da câmara, que será criado. A proposta da câmara é coordenar ações para diversas macrorregiões metropolitanas do Estado que englobam 153 municípios, incluindo a capital, e os municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo, da Baixada Santista, de Campinas e também da região de Jundiaí.
"O setor não pode ficar de fora da câmara, temos que levar em conta a necessidade de adequar o desenvolvimento urbano à preservação das jazidas minerais, garantindo o abastecimento de agregados em regiões próximas às regiões metropolitanas, grandes consumidoras de produtos oriundos da atividade do setor, sem o encarecimento do produto", reiterou Caramez.
Os participantes do encontro resolveram convidar o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, para discutir com a Frente da Mineração detalhes de uma possível participação na Câmara de Desenvolvimento Metropolitano. A Frente quer também dialogar com o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Nery.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações