Com coerência e autonomia plástica a explosão policromática de Ashtar de Assis obriga à reflexão


22/08/2007 10:27

Compartilhar:

Introspecção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ashtar%20assis%20introspeccao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ashtar de Assis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AshtarAssis PB2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em vez de distinguir um objeto sobre uma tela, devemos observar sua forma e sua cor. São elas que provocam nossa sensibilidade, pronta a captar a mensagem da pintura. E a realidade de um quadro é sua musicalidade.

Sem ser, entretanto, uma abstrata absoluta, encontra-se nas obras de Ashtar de Assis certa figuração, que não é aquela a que estamos habituados. Não é o título de suas telas que ajudará necessariamente a entendê-las, pois elas são "batizadas" tão somente para reconhecê-las e não para explicá-las.

O universo de cada uma de suas obras forma-se pouco a pouco, como conseqüência de uma cuidadosa pesquisa. Ashtar de Assis elabora demoradamente sobre suas telas até alcançar uma coerência e uma autonomia plástica satisfatória. O gosto pelo desenho enérgico e a composição contrastante caracterizam sua obra. Fascinada pela explosão colorida é a invenção plástica que a apaixona. É ela que obriga a reflexão.

Formas e signos cinzelados no fio de uma matéria reativa se combinam entre si segundo as únicas necessidades ópticas da composição, naturalmente, sem intenção figurativa nem redução abstrata.

A obra Introspecção, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, possui uma luminosidade intrínseca. As imagens que dali surgem, aparecem a nossa frente como fabulosos objetos plásticos, válidos em si mesmos e dotados de uma força alusiva onde a própria artista é o primeiro espectador estupefato.



A artista

Ashtar de Assis nasceu em Uberaba (MG), em 1922 e faleceu em agosto do corrente ano. Transferiu-se, mais tarde para São Paulo, onde completou seus estudos. Em 1945, recebeu o diploma de Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Dois anos mais tarde, passou a exercer as funções de Assistente de Etnologia e de Conservador de Museu, junto à Seção de Etnologia e Arqueologia do Museu Paulista, onde permaneceu até 1955 trabalhando também na redação da "Revista do Museu Paulista".

Durante o ano de 1956, dirigiu a revista "Ciência e Progresso". Em 1959, passou a estudar pintura e desenho com o pintor Nelson Nóbrega e em 1962, cursou as classes do mesmo professor na FAAP. No ano de 1985, concluiu o curso superior da Universidade de Nancy na Aliança Francesa, São Paulo.

Participou das seguintes exposições: Fundação Armando Álvares Penteado (1962); "Salão dos Novos" - Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Paulo " 2º Prêmio de pintura (1966); Chelsea Art Gallery em São Paulo, Campinas, Santos e Guarujá (1968 e 1969); 4º e 7° Salão de Arte Contemporânea de Santo André (1971 e 1974); Salão de Arte Contemporânea do "Ano Internacional da Paz", São Paulo (1986); Casa de Leilões e participação nas subseqüentes (1988 e 1989); Espaço Cultural Chap Chap (1988 e 1989); Espaço Kanaan de Leilões (1989 a 1991); Galeria "Espace Art", Aliança Francesa Centro, SP (1993); Casa da Cultura: "Viva arte viva"; Galeria du Port "1ª Exposition D" Art Pluri artistas: Recreio Shopping, Rio de Janeiro (2000); Espaço Cultural do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (2002).

Recebeu menções em publicações especializadas, como: "Guia das Artes Plásticas" nº 7; "Guia Internacional das Artes, 1982, p. 121"; "Artes Plásticas Brasil", v.4, 1990 e v.13, 1991, edição da Inter/arte e revista "Le Petit Bleu" para a Aliança Francesa de São Paulo - Centro.

Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais, entre elas no acervo do Conselho Regional de Contabilidade e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp