Nino Millan: o ferro e o aço respondem dóceis aos imperativos de sua composição


A chapa de ferro e o aço inoxidável são os materiais sobre os quais Nino Millan experimenta há tempos com o esmerilho, a chama oxídrica e os instrumentos afins. Feita de sinais significativos, de áreas neutras e de luzes instáveis, sua obra transforma-se num conto explicitamente ambíguo e alusivo: um conto feito.
São grandes superfícies caracterizadas por uma insólita e sugestiva sucessão de campos operativos, côncavos e convexos, de inefáveis fermentações dos ingredientes usados e de nítidas e improvisas flutuações de cores . É evidente, que o artista tende a incidir "na luz" com particulares efeitos de ressonâncias internas.
O rigor do procedimento operacional de Nino Milan corresponde, como não poderia deixar de ser, à sua índole meditativa e severa: uma índole que consente a esse escultor de se orientar, decisivamente, em direção de novos desenvolvimentos das relações entre projeto e destino, entre positivo e negativo. Assim nascem os espaços vazios em suas esculturas que, integradas, se confundem na paisagem e lembram colinas e montanhas, como na obra "Recortes verticais", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.
Trata-se de um continuo dar, passando do conteúdo à forma e da forma ao conteúdo. A terra é pretexto para comover, solicitar e desvendar a possível verdade que não conseguimos descobrir, mesmo exasperando a realidade numa linha puríssima. Um novo misticismo emerge de suas superfícies, a cor pura do ferro modela amplos planos e nos dá uma síntese das imagens.
No abstracionismo a cor, o ferro, o granito, o plástico e o papel parecem se rebelar das mãos dos artistas e permanecem os protagonistas absolutos do fato estético, colocando em segundo plano tudo o que a tradição artística nos deixou de herança. Através de Nino Millan, assistimos agora a uma espécie de reconciliação entre o artista e a matéria em que opera. O ferro, o aço, materiais certamente não tradicionais, respondem dóceis aos imperativos de sua composição.
O Artista
Nino Millan, pseudônimo artístico de Firmino Martinez Millan, nasceu em São Paulo no ano de 1956, filho de pais originários da Catalunia (Espanha). Artesão, projetista, artista plástico e designer, é autodidata. Após seus estudos secundários e cursos de projetos de ferramentas, desenho mecânico e desenho projetista passou a se dedicar à ferramentaria, profissão original de seu pai a quem ajudava desde os 12 anos de idade.
O que era inicialmente um lazer de final de semana foi tomando um espaço cada vez maior em sua vida. A tal ponto se envolveu com o mundo do ferro que muito cedo abriu uma industria metalúrgica: executando vitrôs, janelas e portas.
Nos últimos anos, entretanto, vem adquirindo conhecimentos técnicos por meio de cursos de artes plásticas, notadamente no Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo com a professora Vera Martins. Foi assistente dos irmãos Campana. Está presente no II Anuário Brasileiro de Artes Plásticas. Vive na Freguesia do Ó há 45 anos.
Suas peças em design são bem variadas. Já realizou um trabalho temático, revelando a silhueta em ferro de mulheres em diversas situações. Além disso desenvolve uma pesquisa com ferrugem.
Entre as diversas exposições, destacam-se as duas mostras na Casa da Cultura de Freguesia do Ó e nos jardins do Horto Florestal da Cantareira. Participou recentemente de uma mostra coletiva no MUBE.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações