Cidade eficiente depende de transporte de massa, avaliam especialistas


A União precisa destinar mais recursos à implantação de infra-estrutura para sistemas de transporte de massa, propôs o engenheiro Ronaldo Rocha, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), durante o seminário Transporte Urbano " Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, 24/5.
"O governo federal deveria investir em transporte estruturador no mínimo 25% da parte que lhe cabe na CIDE-Combustíveis (imposto sobre a comercialização no mercado interno e na importação, pago pelo produtor, pelo formulador e pelo importador)", afirmou Rocha. Segundo ele, 50% dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico repassados ao Estado são destinados a infra-estrutura nesse setor, enquanto no âmbito municipal a porcentagem chega à totalidade.
Ele defendeu ainda a maior alocação de verbas no Orçamento Geral da União e mudanças legais na forma de encarar esses investimentos. "O Brasil é o único país do mundo que inclui os investimentos em infra-estrutura no cálculo do déficit público. Isso impede separar, por exemplo, os recursos para uma linha de metrô daqueles destinados à construção de um chafariz", disse.
Rocha deu exemplos de países que superaram dificuldades econômicas com investimentos no setor e alertou que o transporte feito por uma linha de metrô em São Paulo equivale àquele feito por nove faixas de ônibus e 33 faixas de automóveis. "Dispor de uma rede adequada de transporte de massa é condição para termos uma cidade eficiente", ele concluiu.
O seminário, que em seu último módulo discutiu "Recursos e Gestão", contou ainda com a participação dos engenheiros Peter Alouche e Luiz Carlos Moura, especialistas em transportes. Ao fazer um panorama das relações institucionais na área, Moura criticou a predominância de uma mentalidade financista, que pensa a economia apenas no curto prazo. "Precisamos isolar um pouco as ações dos financistas se quisermos ter um sistema de transporte eficiente", avaliou. Para ele, faz parte da mesma linha de raciocínio a "privatização de empresas que estão dando certo, e a comunidade precisa lutar contra essa idéia".
Os debates promovidos pelo seminário, realizado por proposta do deputado José Zico Prado (PT), devem transformar-se em relatórios que vão subsidiar a criação de grupos de trabalho na Comissão de Transportes e Comunicações.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações