Programa Cidadania no Ar debate direitos da mulher

Neste mês de março, dedicado às mulheres, a deputada Ana Perugini (PT) mantém uma agenda extensa de encontros, reuniões e palestras para discutir a mulher na sociedade e os direitos conquistados. Nesta sexta-feira, 14/3, ela grava o programa Cidadania no Ar, ao lado da presidente da OAB-Campinas, Teresa Doro, na TV Século 21. Na pauta, a deputada vai falar sobre trabalho, filhos, direitos, violência doméstica e legislação.
Ana, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembléia Legislativa, levou a questão para a cidade de Salto, no dia 4/3, na abertura das atividades da Semana da Mulher. No dia seguinte, ela palestrou durante sessão solene da Câmara Municipal de Osasco e falou sobre o assunto em evento especial do Sindicato da Saúde de São Paulo.
No Dia Internacional da Mulher, a deputada participou de caminhada promovida pela Prefeitura de Hortolândia e falou em evento na Câmara Municipal da mesma cidade. A parlamentar palestrou também para militantes do PT de Hortolândia e Monte Mor.
Para a deputada, a mulher ainda tem muito a conquistar não só em direitos como na sociedade, na família e no trabalho. Ela lembrou que, segundo a ONU, 70% das mulheres assassinadas no mundo foram vítimas de seus parceiros, o que comprova a necessidade do combate à violência doméstica. "Cada vez mais evoluímos no sentido de garantir não só a igualdade entre homens e mulheres perante as leis, mas o respeito às diferenças no dia-a-dia. Somos organizados em sociedade, temos uma ordem e as leis também estão evoluindo. Se a Constituição nos garante os mesmos direitos e obrigações, o Código Civil também já evoluiu e para aqueles que teimam não acreditar nisso, conquistamos a Lei Federal 11.340, a Lei Maria da Penha que acabou com esse negócio de amenizar a pena para o homem que agride a parceira", afirmou a deputada em entrevista concedida a um jornal da região de Campinas.
A criação da frente é mais um instrumento para abordar o preconceito e a violência que muitas mulheres sofrem no Brasil. Por meio de encontros e audiências, Ana Perugini explica os ganhos trazidos com a implantação da Lei Maria da Penha. Em sua fala, a deputada critica ainda o estereótipo criado para a mulher moderna - jornada tripla (trabalho, família e estudos). "Uma concepção que deve ser combatida, uma vez que o homem também deve assumir sua responsabilidade dentro da família. É preciso levar em consideração que trabalhar fora há muito tempo deixou de ser uma questão de opção e, sim, de necessidade familiar", adverte.
aperugini@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações