Verdadeiras oferendas ao Criador as obras surrealistas de Pasquale Celona


A pesquisa por uma nova figuração conduziu o artista Pasquale Celona em direção a uma pintura surrealista e metafísica. De expressão sublime e dentro de uma visão onírica, os temas originais com que o artista resolve seus contos figurativos se constituem composições criativas pouco comuns e envolvidas numa atmosfera de sonhos.
Vale salientar que a comunicação com sua obra é imediata e transmite ao observador envolvente serenidade, estimulando-o a apreciar certos detalhes obtidos com refinada sensibilidade. Seu cromatismo, de delicada tonalidade, é suavemente distribuído em passagens quase aquareladas, onde a fantasia ressalta o rico e equilibrado sentimento da composição.
Se a contraposição entre mundo real e mundo fantástico para suas obras se manifesta quase sempre em linha dialética, por outro lado, a relação das figuras com o conjunto, o sentido do volume e a motivada construção do tema são a demonstração de um conceito ditado pela razão, que alimenta suas composições.
Preocupado com a necessidade de recuperar o "sentido do absoluto", o gosto pela contemplação e o amor pela ordem natural das coisas, o artista acredita que há necessidade de restituir à arte o equilíbrio harmônico de suas formas e de suas cores.
Na obra "Natureza morta 211/6", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a figuração que anima sutilmente a composição parece um meio simbólico para oferecer ao apreciador de arte o sentido de felicidade, onde vibra uma atmosfera suspensa entre o real e o irreal. Pasquale Celona vive, por meio de suas obras, o tempo do espírito e estas são verdadeiras oferendas ao Criador.
O Artista
Pasquale Celona nasceu em Bruzzano Zeffirio, Calábria (Itália),no ano de 1943. Formou-se em agrimensura e biologia em 1971. Desde muito jovem dedica-se à pintura, tendo recebido, em 1978, o prêmio Leão de Ouro da cidade de Florença.
Juntamente com seu irmão Piero Celona, idealizou e organizou o Salão Italiano de Arte Contemporânea e a Vitrine dos Artistas Contemporâneos. Com a colaboração de Christian Parisot, organizou em 1990 a grande resenha histórica dedicada a Amedeo Modigliani, realizada no Palácio dos Negócios e junto ao Instituto Francês de Cultura, em Florença.
Desde 1997, integrou sua atividade artística com a de presidente da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, atualmente em sua quinta edição.
Participou com suas obras como convidado especial de importantes mostras nacionais e internacionais. Suas obras estão em importantes acervos públicos e particulares na Itália e em diversos países do mundo. Escreveram sobre sua obra os conhecidos críticos italianos Paolo Levi, Vincenzo Mollica e Tommaso Paloscia. A RAI " Rádio e Televisão Italiana dedicou inúmeros programas à obra do artista.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações