Com afinidade, Tao Duarte se aproxima da natureza de onde extrai sua inspiração



Convencido de que a fantasia é a subjetiva deformação de uma lembrança de coisas e fatos captados em tempos passados, Tao Duarte se atém à lição que a natureza, inexaurível e infalível mestra, nos transmite. Eternamente nova em seus aspectos, o artista a estuda e a segue com afinco, sempre atento a não perder a emoção, causa de toda inspiração.
Persuadido da função social da arte, Tao trabalha no sulco da tradição. Sua pintura não deseja gerar no observador desorientações estéticas, mas tão somente distensão e conforto aos cuidados de uma existência hoje cada vez mais complicada e difícil.
Lírico e sensível às vozes e às palpitações mais escondidas, sabe conter o ímpeto criativo dentro de atmosferas submissas que não poderiam render mais e de maneira melhor, o inexprimível.
Pintor de pincelada rápida e sólida técnica, aflora com toques cuidadosos suas telas, criando paisagens que colhem da natureza a realidade mais sugestiva, feita de vibrações, de luzes, do agitar das águas e do brilhar do sol. Sua arte é genuína com um cromatismo bem modulado nas tonalidades e baseada em desenho preciso e seguro.
Tao Duarte confere as suas obras intensa síntese luminosa, graças às partituras cromáticas sustentadas por um ritmo preciso na necessidade de descobrir, dentro da realidade, uma duração menos provisória e menos efêmera. No resgate de uma percepção intensamente imaginativa, o jovem artista não deixa de conservar uma figuração tradicional através de uma transfiguração emotiva.
Suas obras "Paisagem rural de Joanópolis" e "O vôo da águia", doadas ao Acervo Artístico do Palácio Nove de Julho, demonstram a força criativa de quem se abandona na natureza e na realidade das paisagens, da flora e da fauna que descobre e ama religiosa devoção.
O Artista
Tao Duarte, pseudônimo artístico de Paulo Rogério Duarte, nasceu em Bom Jesus da Lapa, Bahia, em 1974. Aos três anos de idade mudou-se para São Paulo com a família e desde 2002 passou a viver em Joanópolis, ao pé da Serra da Mantiqueira. Desde a mais tenra idade interessou-se pelas artes plásticas sobre tudo no campo do desenho. Autodidata, dedicou seus momentos livres a pesquisar em bibliotecas os grandes mestres da pintura e da arte em geral.
Embora seus estudos tivessem sido direcionados para a área comercial, a partir dos 20 anos (1995) passou a se dedicar exclusivamente à pintura, com o intuito de deixar os óculos e realizar exercícios para recuperar sua visão. É criador, juntamente com Adir Coura, do método da biovisão que cria com a pintura novos exercícios para melhorar a visão das pessoas. Utiliza em suas obras tanto o pincel quanto a espátula e as próprias mãos.
Sua primeira exposição foi em São Paulo no Espaço Cultural Antakarana (1996), seguindo-se na Casa do Sertanista, por ocasião da celebração da primavera (1997). Expôs ainda no Centro Cultural de Camboriú, SC, por ocasião do Encontro Nacional dos Singel's, (1997, 1998 e 1999). 5º Integrarte, Curitiba, PR, e Espaço Cultural A. A. Banco do Brasil, (2001); Espaço Cultural Bunkyo, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, SP; Maison Saint Germain e nas Associações Brasileiras ligadas à International Biocentric Foundation (2001, 2002 e 2003); Espaço Cultural do Parthenon Accor Hotels Executive One, SP; Tao Galeria e Espaço Cultural de Joanópolis (2004).
Possui obras em coleções particulares do Japão, Alemanha, França, Itália e Brasil e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativo do Estado de São Paulo.
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