Presidente do TJ promete providências para instalação da 3ª Vara de Bebedeouro

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Limogi, prometeu nesta terça-feira, 6/6, empenho para que seja instalada antes do final de 2006 a 3ª Vara da Comarca de Bebedouro. O deputado Duarte Nogueira (PSDB), presente à audiência, reforçou o pedido, ao lado do deputado Vaz de Lima (PSDB), do desembargador Roque Mesquita, do prefeito da cidade, Hélio Bastos, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Luís Flávio D'Urso.
Bebedouro sofre com o acúmulo de processos. São 16 mil por vara, e duas se tornam insuficientes, causando atraso e prejuízo à comunidade. De acordo com o presidente da subseção de Bebedouro da OAB, Paulo Roberto Joaquim dos Reis, a 3ª Vara já está instalada desde 1994, falta apenas o juiz para que comece a funcionar. "Esta é a quarta reunião em 12 anos. A cidade oferece o prédio, os mobiliários, funcionários e até um terceiro promotor, só precisamos de um juiz", diz Reis.
Na audiência, foi apresentada uma proposta alternativa: a conversão do Juizado Especial em 3ª Vara. Mas, de acordo com o próprio presidente do TJ, o ideal seria manter o juizado e tentar a 3ª Vara para que a cidade não sofra nenhuma perda.
Limongi explicou que uma das dificuldades é a proibição de movimentar juízes em ano eleitoral. Além disso, é necessário que o pedido de instalação passe pela Comissão de Organização Judiciária, pela Corregedoria de Justiça e ainda pelo Conselho Superior de Magistratura. Depois de aprovado, ainda é necessária a abertura de concurso público. Na fila, estão mais 597 varas instaladas à espera de um juiz.
duartenogueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações