Comissão apresenta relatório preliminar com propostas de mudança do Regimento Interno




O coordenador da comissão constituída para a reforma do Regimento Interno da Assembléia Legislativa, deputado José Bittencourt (PTB), e a relatora, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), estiveram reunidos com o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima (PSDB), na manhã de terça-feira, 8/5, para apresentar relatório preliminar elaborado pela comissão.
Constituída pelos deputados Maria Lúcia Amary (PSDB), Rui Falcão (PT), Marco Bertaiolli (DEM), Afonso Lobato (PV), Jonas Donizette (PSB), Antonio Salim Curiati (PP) e José Bittencourt (PTB), a comissão quer mais prazo para propor alterações que possam agilizar a tramitação dos projetos, sem prejudicar a discussão dos mesmos.
"A comissão apresentou um trabalho bem elaborado e acredito que teremos condições de aprovar mudanças que possam tornar o regimento mais atual e garantir maior celeridade das decisões, sem prejudicar a qualidade da discussão", afirmou o presidente.
Vaz de Lima deu como exemplo do desejo de garantir o aprofundamento do debate as reuniões que têm ocorrido na Assembléia sobre o projeto que cria a SPPrev, órgão de previdência dos funcionários públicos estaduais cuja criação está sendo proposta no Projeto de Lei Complementar 30/05: "O projeto da SPPrev está pronto para a Ordem do Dia desde 2005 e, para aprofundar o debate, antes que fosse a plenário para votação, por uma proposta da Presidência da Casa, foi realizada dias atrás uma audiência pública para dirimir dúvidas e dar oportunidade para que todas as entidades pudessem apresentar suas ponderações, assim como todos os deputados. Essa discussão permitiu, de imediato, que fosse incorporado ao projeto dispositivo que garante a 205 mil funcionários admitidos em caráter temporário, especialmente os professores, a inclusão na SPPrev, o que não ocorria até aquele momento", concluiu Vaz de Lima.
Propostas
Para o deputado José Bittencourt, o trabalho da comissão é garantir que o Regimento seja atualizado sem que se perca o conteúdo dos debates. Entre as medidas que estão em estudo, o deputado destacou o "enxugamento das comissões permanentes, que seriam reduzidas de 23 para 13, com a ampliação do número de membros e dando a elas caráter terminativo em suas decisões, ou seja, na própria comissão. Após a análise do projeto, o mesmo poderia ser votado com a garantia de que um décimo dos deputados, se estes achassem necessário, poderia requerer recurso para que o projeto fosse levado a votos em plenário, numa espécie de fase recursal, o que seria um grande avanço", afirmou o deputado.
Outro avanço, segundo Bittencourt, seria a mudança dos prazos de tramitação dos projetos, como a redução de dez para cinco minutos nos encaminhamentos de votação em plenário.
Revigorar o papel da Comissão de Constituição e Justiça é outro aspecto levantado pelo parlamentar. "A comissão, como já está explícito no Regimento, tem o papel de efetuar uma análise eminentemente técnica. Após a análise, que deve acontecer sem nenhuma conotação política, e dado o parecer pela CCJ sobre os aspectos de legalidade, juridicidade e constitucionalidade, o projeto que não tem fundamento legal, jurídico ou constitucional seria arquivado sem tramitar por outras comissões."
A relatora da comissão também destacou o empenho dos deputados em encontrar mecanismos que garantam agilidade sem perda de conteúdo. "Os deputados cobram, a sociedade cobra e a mídia cobra da Assembléia que ela possa dar respostas mais rápidas aos anseios da população, e isto é o que queremos. Por isso estamos buscando o consenso para efetivar a proposta de mudança. Como o Regimento é extenso, solicitamos ao presidente mais prazo para concluirmos a revisão", afirmou Maria Lúcia Amary.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações