Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Revelado em atmosfera "impressionista" o "cubismo" de Kenichi Kaneko


Habilidade pictórica pouco comum é o que nos transmitem os quadros de Kenichi Kaneko. E o que mais neles impressiona é a desenvoltura com que o artista obtém certos efeitos de luz e de profundidade, utilizando uma espatulada líquida, segura e sem solução da continuidade. Na liquidez da cor observa-se, a propósito, o sentido de uma atmosfera vagamente impressionista, enquanto a refração e quase a cristalização da imagem nos fazem repensar a lição cubista.
A cor, em sua telas, aflora certamente com um poder de sedução, através de um todo refinado jogo de transparências e de suaves efeitos cromáticos. Ao aceitar o que lhe dita sua sensibilidade romântica, eis que se refugia no concerto cerrado dos ocres e dos marrons, em direção a certas aberturas líricas confiadas à cor.
A sensibilidade desse pintor de origem oriental está pronta a acolher sugestões. Kaneko constrói suas imagens através do encanto particular que emana da paisagem recriada de objetos ou casarios. De fato, tal atitude é interpretada pelo próprio artista como se fosse um suceder de eventos interiores ou então um afastamento das coisas que originaram o tema.
Essas imagens voltam depois, cercadas e envolvidas de uma atmosfera poética que vai de encontro ao dinamismo da memória, passando pela emoção que, obviamente, a própria experiência transportou a níveis diversos, no subconsciente do pintor.
A obra Maio na Provença, realizada em acrílico sobre tela e doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é um exemplo latente da criatividade de Kenichi Kaneko.
O artista
Pintor, ator e professor, Kenichi Kaneko nasceu em Yokohama, Japão, no ano de 1935. Formou-se em 1958 pela Escola de Belas Artes Chuô Bijitsu Gakuen, de Tóquio. Há 48 anos encontra-se no Brasil, onde participou da comissão de arte Koguei de Cultura Japonesa, da comissão de artes plásticas de Cultura Japonesa e da comissão do Salão Bunkyo de São Paulo.
Participou também de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se, entre elas: Museu Nakamura, Japão (1955); Galeria Sanruku, Yokohama, Japão (1956); Galeria Iro, Tóquio, Japão (1957); Galeria Kunitachi, Tóquio (1958); Galeria Cromos - São Paulo (1963); Galeria Goeldi - Rio de Janeiro (1968); "New Eco de Tóquio - Galeria Kunrigui; Galeria Sanshodo; Galeira Guinza (1970); Galeria Aki - São Paulo; Salão Nobre da Cultura Japonesa, São Paulo (1971); Galeria Mitsui Hall, Japão; Galeria Juan Martin - México (1976); Galeria Stream Palace, Ribeirão Preto; Espaço Cultural Diário do Povo, Campinas (1988); Espaço Cultural Sérgio Barcellos, São Paulo (1989); Museu da Arte Contemporânea de Campinas (1990); Centro de Convivência de Campinas; Galeria Yokohama Shimin, Japão (1991); Galeria Yokohama Citizen, Japão (1993); "Arte Contemporânea" - MASP - São Paulo (1999); Espaço Cultural da Caixa Econômica de São Paulo (2002).
Suas obras se encontram em diversas coleções no Japão, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações