Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Fran


22/09/2011 08:59

Compartilhar:

Barcos na Praia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/BARCOSNAPRAIAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fran<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/FRANy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Eloquente nos seus respiros de atmosfera, a pintura de Fran não é apenas um mero relato de sugestão. Paisagista por excelência, dedica à paisagem sua versatilidade, não se abandonando às tentações de fácil efeito. Extremamente sensível, o artista sabe colher com rapidez as mutações da paisagem.

Mar, barcos, veleiros, marinhas e marinas são seus temas preferidos, que pinta com virtuosidade e conhecimento íntimo da natureza. Através de uma audácia tranquila, olho vivo e rápido, com amabilidade, o artista convida o observador à contemplação da natureza e no-la restitui marcada pelo seu próprio olhar. Sensível à vida espontânea, descreve cenas típicas de nossas praias e do arquipélago dos Açores.

Trata-se de um pintor que procede sem contradições sobre uma trilha sábia, identificando o estímulo criativo de uma apaixonada vontade de conhecimento. Com disposição em sensibilizar os mais variados aspectos da natureza num aprofundamento essencial, mais intuitivo que teórico, produz resultados convincentes.

Com seu desenho e seu cromatismo, Fran permanece ancorado a uma medida que nasce do íntimo e que se move sobre um esquema descritivo, como necessidade espiritual e de estilo. Seguindo o seu próprio discurso com extrema simplicidade, sua linguagem se mantém coerente no tempo, sem se submeter à influência de modismos.

Em "Barcos na praia", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o pintor reafirma os valores mais profundos do ser humano, de alegria e de inquietação, de postura frente à natureza para obter emoções e sensações, sempre recriando um momento de feliz e lírica interpretação.



O artista

Fran, pseudônimo artístico de Francisco Ricardo Gonçalves, nasceu em São Paulo, em 1966. Bacharel em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), licenciado em história e geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Cidade de São Paulo (1988 a 1991). Atualmente é professor de história do direito e direito civil das Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG).

Autodidata, iniciou-se na pintura a partir dos 15 anos de idade, retratando aldeias europeias, marinas, marinhas, barcos e veleiros, por ocasião de suas visitas aos Açores, terra de origem de seus progenitores.

Participou das seguintes exposições individuais e coletivas: Hotel Meliá, SP (2003, 2004 e 2005); Galeria Santos, SP (2003, 2004 e 2005); Empório das Artes Nancy Rocha, SP (2003); "Encontro de Artes", Clube Espéria, SP; Espaço Paulista, SP; Galeria J. Pedrazzoli, SP; Espaço Spazio Manzatti, SP; Salão de Artes Plásticas, Memorial do Imigrante, SP; e Espaço Cultural do Hotel Águas de Iguaratá, SP.

Possui obras em coleções particulares em Portugal e no Brasil e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp