Alesp visita Projeto Baccarelli




Na última quarta-feira, dia 2/3 de março, uma comitiva do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa visitou a sede do Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis, na capital paulista. Estavam presentes o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Alesp, Élcio Avelino Araújo, as diretoras Regina de Souza Moreira e Flora César Guarabira dos Serviços de Seleção, Treinamento e Capacitação e Planejamento de Recursos Humanos, respectivamente, e Carlos Alberto Garcia Fresqui, funcionário da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Nesta visita também estava presente o Deputado Antonio Mentor (PT) que acompanha o trabalho do projeto em Heliópolis desde sua criação.
O Instituto Baccarelli é uma associação com fins não econômicos que tem entre seus objetivos institucionais desenvolver a cultura musical em todas as suas modalidades, organizar e manter uma orquestra, incentivar a música erudita brasileira e ainda, desenvolver a cultura musical em todas as suas modalidades.
O grupo foi recepcionado pelo Diretor de Relações Institucionais, Edmilson Venturelli, que apresentou à equipe da ALESP as instalações do Instituto e os projetos desenvolvidos:
PROJETO SINFÔNICA - A Sinfônica Heliópolis tem por objetivo proporcionar a prática orquestral e o conhecimento do repertório sinfônico a seus jovens musicistas. Os alunos que compõem a sinfônica são de famílias de baixa renda e recebem bolsa auxílio para que possam se dedicar ao estudo instrumental e conquistar seu espaço no meio artístico. Com um repertório variado e uma qualidade musical que impressiona qualquer platéia, a sinfônica Heliópolis, ação sócio-cultural desenvolvida pelo Instituto Baccarelli, já se encontra entre as melhores orquestras jovens da cidade.
PROJETO CORAL DA GENTE - O Coral da Gente surgiu em 2000 e promove o aprendizado de canto coral de crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, e do DER, comunidade de São Bernardo do Campo. As aulas são ministradas por profissionais conceituados e preparados pedagogicamente para trabalharem o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. As crianças aprendem técnica vocal, postura, respiração, percepção musical e recebem aulas de expressão cênica. Com repertório diversificado e de qualidade, o Coral da Gente realiza constantes apresentações em casas culturais importantes de São Paulo.
PROJETO ENCANTAR NA ESCOLA
Idealizado para ser desenvolvido em escolas da rede pública de ensino, o projeto Encantar na Escola foi implantado no município de São Bernardo do Campo, para proporcionar as crianças de escolas públicas a oportunidade do contato com o mundo da música, interagindo positivamente e diretamente no ambiente escolar, estimulando o aprendizado e a elevação da auto-estima dos alunos. Os regentes selecionados pelo Instituto vão até as escolas acompanhados por pianistas e ministram aulas de canto coral para crianças de 6 a 11 anos, matriculadas no ensino fundamental.
PROJETO ORQUESTRA DO AMANHÃ - O projeto Orquestra do Amanhã proporciona a crianças e adolescentes o estudo dos instrumentos que compõem o universo de uma orquestra sinfônica, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão. O projeto oferece aulas individuais e coletivas, forma grupos de música de câmara, como quinteto de sopros, orquestra de câmara, quinteto de metais, grupo de cellos, grupo de violas e conta também com uma Orquestra Didática. A Orquestra do Amanhã desenvolve as habilidades dos alunos e oferece oportunidade para que os mesmos possam se aperfeiçoar no aprendizado instrumental.
Atualmente o projeto mantém cerca de 1000 jovens em aprendizado musical, amparados por bolsa de estudo e cercados de moderna infraestrutura física e um corpo docente de altíssimo nível, para a garantia tanto da inserção social, manutenção da cidadania e, principalmente, a oportunidade da excelência de aprendizado destes jovens profissionais que serão lançados para o mercado e para o mundo, e hoje este trabalho já tem reconhecimento internacional.
*Regina Moreira é diretora do Serviço de Seleção, Treinamento e Capacitação do DRH
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações