De coceira também se morre

Se fossem inteligentes as falas do presidente Lula sobre assuntos vitais para a nação brasileira, quem sabe o levaríamos mais a sério. Mas o que dizer de alguém que trata com desdém e pilhéria as notícias preocupantes sobre os números referentes ao desmatamento da Amazônia? O que pensar quando o presidente classifica como "alarde" o anúncio desses dados, justificando que tratam como "doença grave", como um "câncer", algo que é muito mais como "uma coceira"?
Ou será que é apenas uma "coceira" a Amazônia ter perdido, no último semestre de 2007, cerca de 3,2 mil metros quadrados de floresta, segundo números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)? Será que é pertinente, diante do alerta feito pelo Instituto, minimizar a realidade e a repercussão em termos ambientais? Mais uma vez, o presidente Lula tenta, com uma das suas máximas, jogar para debaixo do tapete os desacertos de um governo sem comando e complacente com os seus pares. Desnecessário falar dos pares, personagens constantes de uma crônica que acompanhamos, ora perplexos, ora desanimados.
Falemos, então, das nossas florestas. Não apenas do solo desprotegido e desvitalizado com o desmatamento, ou dos graves problemas sociais provocados por uma ocupação desordenada. Não entremos no mérito que Luís Inácio pretende trazer para o foco do debate, sobre "colocar os números do desmatamento sob investigação". Ou de criticar o Ministério do Meio Ambiente e de prometer "comprar briga" com as ONGs se elas insistirem em associar o crescimento da agricultura com o desmatamento. Afinal, é da face pitonisa do presidente Lula que vem a previsão: "o país tem todo o tempo do mundo para reverter o desmatamento, se for constatado o aumento de área devastada".
Vamos tentar despertar a agilidade do presidente para outra conseqüência do desmatamento. Relatório da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (Ritla), que realizou o segundo Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, divulgado mês passado, mostra que as regiões de fronteira e ligadas ao desmatamento concentram os maiores índices de homicídios por habitante. 73,3% dos homicídios do Brasil acontecem em 10% das cidades, sendo que as três primeiras colocadas estão no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em pleno arco do desmatamento, e "onde há enorme ausência do poder público um desrespeito quase absoluto aos direitos humanos", alerta o autor do estudo, Júlio Jaboco Waiselfisz.
A grande dificuldade do Presidente em lidar com essa questão vem do fato de que não é possível oferecer um ministério aos criminosos (assassinos e devastadores). Pois é dessa forma que o presidente lida a cada problema que enfrenta. Portanto, presidente, esta sua coceira parece ser mais grave. Está matando gente e, ao contrário de árvores, gente não pode ser plantada e não brota do chão.
*Bruno Covas é deputado estadual pelo PSDB e presidente nacional da Juventude PSDB
E-mail: brunocovas@al.sp.gov.br
Site: www.brunocovas.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações