Parlamentar propõe homenagem a ex-prefeito de Santos na inauguração do Teatro Coliseu


27/12/2005 17:10

Compartilhar:

David Capistrano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FFIGUEIRA - David Capristano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fausto Figueira (PT) entregou ofício ao prefeito João Paulo Papa nesta terça-feira, 27/12, sugerindo que o ex-prefeito David Capistrano Filho seja homenageado durante a inauguração do Teatro Coliseu, que foi totalmente restaurado, prevista para o mês de janeiro. Figueira propõe que a sala de espetáculos do teatro receba o nome de Capistrano, lembrando que a desapropriação do Coliseu foi um de seus primeiros atos de governo, em 1º/2/93. "David, além de um grande gestor do sistema público de saúde, dedicava especial apreço à cultura, o que demonstrou durante o seu governo ao investir na desapropriação do Coliseu, na ampliação das bibliotecas públicas e na criação da Fundação Arquivo e Memória de Santos, entre outras iniciativas", explicou.

Segundo o deputado, no ofício encaminhado a Papa, "a inauguração do Teatro Coliseu restaurado e recuperado, prevista para o início de 2006, passados 13 anos da desapropriação do imóvel pelo saudoso prefeito David Capistrano Filho, será um marco na história da cultura da Cidade de Santos". O parlamentar ressalta na mensagem "que o município terá de volta um espaço à altura para espetáculos de gala, coroando esforços da comunidade santista que se estenderam por cinco governos municipais consecutivos, envolvendo prefeitos de diferentes orientações políticas, como Telma de Souza, David Capistrano, Beto Mansur e João Paulo Papa".

Figueira sugeriu ainda: "A entrega das obras concluídas do nosso maior teatro será uma excelente oportunidade para fazermos justiça ao maior entusiasta da sua revitalização: o ex-prefeito David Capistrano Filho, que teve como um dos primeiros atos de governo, um mês depois de assumir, a desapropriação do edifício que pertencia à Freixo Cine-Teatral".

Fausto lembrou que "Capistrano, falecido aos 53 anos de idade, no dia 10 de novembro de 2000, não teve até o momento uma homenagem que perpetuasse o seu nome na cidade que adotou como sua, depois de uma vida de peregrinações forçadas pela perseguição que o regime militar moveu contra a sua família". E concluiu: "Sugiro, portanto, que o senhor prefeito, como homem com grande espírito público e que sabe da importância daqueles que fizeram a nossa história, independente de diferenças políticas e partidárias, dê o nome do ex-prefeito David Capistrano Filho à sala de espetáculos do Teatro Coliseu, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à Cidade de Santos".

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp