Comissão esteve alerta aos problemas do setor de produção da laranja
.jpg)
Com o objetivo de debater problemas que afligiam os setores de produção de laranja, de avicultura e também de preservação ambiental, a Comissão de Agricultura e Pecuária iniciou os trabalhos aprovando, no início do ano de 2010, a pedido dos deputados petistas José Zico Prado e Beth Sahão, a realização de audiências no decorrer do ano passado.
Dentre os convidados, destacaram-se o diretor da Fundação Florestal, José Vagner Neto, o ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, e o ex-empresário do ramo de suco de laranja, Dino Tofini, que compareceu à Casa com o objetivo de comentar a matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 15/3, sobre a existência de cartel entre as empresas de sucos de laranja do Estado.
Ressaltando que o cartel é um grande empecilho ao citricultor paulista, Tofini, declarou que foi coagido a participar do esquema para não ficar isolado. Segundo o ex-empresário, a participação no esquema era realizada por ordem de importância no mercado e a operação, que há duas décadas gera prejuízo de bilhões de dólares ao Estado, ao país e aos pequenos produtores de laranja, está sendo investigada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) desde 2006, quando a Polícia Federal criou a Operação Fanta.
Sobre o tema, a deputada Beth Sahão afirmou que "os pequenos e médios produtores têm sofrido demais com as imposições feitas pelos empresários" e destacou que, diante do depoimento apresentado por Tofini, quer esclarecer a situação e encontrar alternativas para o setor.
Segundo Beth, o que se vê hoje também é o estabelecimento de um preço padrão de caixa de laranja, o que prejudica toda a cadeia produtiva. "Muitas vezes, um coletor não chega a ganhar um salário mínimo. Essas ações acabam por desestimular uma cultura mais diversificada em nosso Estado, pois, o produtor não consegue nem cobrir os custos da produção", lamentou.
Na metade do ano, a Comissão de Agricultura e Pecuária aprovou o Projeto de Lei 486/2009, de autoria do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que dispõe sobre a compensação financeira para os municípios em que há plantio de eucalipto pelo fornecimento de matéria prima a outros municípios que são produtores de papel e celulose.
A Secretaria da Fazenda do Estado ficou sob a responsabilidade de fazer o cálculo da transferência financeira que definirá o percentual do repasse com base no fornecimento de matéria prima pelos municípios, pela superfície coberta pelo plantio do eucalipto, ou por outra medida que garanta a proporcionalidade entre os municípios, resguardada à condição do município-sede da indústria.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações