Geanete Reinis: a simplificação dos elementos dá à sua obra um certo sabor abstrato



O esforço de Geanete Reinis está em dar à emoção aquela expressividade que funciona substituindo o afastamento à participação, a inexatidão formal em relação às instituições pictóricas e uma consciência positiva das mínimas e necessárias alterações expressivas.
Trata-se de uma pintura que se revela refinada especialmente pelo seu equilibrado cromatismo. É evidente que a artista encontrou instintivamente estas cores e descobriu a força dos vermelhos e dos violetas, a poesia dos laranjas, dos azuis e dos rosas.
A artista possui a seu ativo uma intensa e significativa atividade artística. Em primeiro lugar, deve-se sublinhar que seu trabalho se coloca além do profissionalismo operativo e se insere no contexto de uma criatividade que envolve o cotidiano e a natureza.
Essa é a razão pela qual pintar, para Geanete Reinis, não significa ocupar o espaço do quadro. Sua convergência espaço-temporal nada mais é do que o estatuto do expressionismo. A redução da temporalidade acentua que o espaço é um componente do próprio tema enfocado.
A simplificação dos elementos, em alguns de seus quadros, é de tal ordem que chega a dar à obra um certo sabor abstrato. O certo é que a artista não se limita a reproduzir a natureza na sua verdade, mas procura antes de tudo reinventar objetos e paisagens, usufruindo a lembrança e dando às imagens o traço de uma própria personalidade e dimensão.
Em obras como "Banana Brasil" e "Instrumentos do folclore brasileiro", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Geanete Reinis alcança uma composição e um ritmo formal de elevado interesse. O gosto de transferir a atenção em direções diversas e contrastantes não retira dessa pintora uma linha de coerência nos motivos diversos, e as cores são utilizadas com a mesma propriedade e elegância.
A artista
Geanete Reinis nasceu em São Paulo em 1947. É graduada em filosofia pela Universidade de São Paulo e em artes plásticas na Faculdade Guignard de Belo Horizonte. Frequentou inúmeros ateliês de artistas, nos quais prosseguiu seus estudos.
Pesquisadora em artes, interessa-se pela forma, materiais e expressão, preocupando-se em transmitir, através de suas obras, a evolução da responsabilidade da arte no contemporâneo. Ao pesquisar sobre materiais e suportes, voltou-se para a aquarela, colagem, maruflagem, encáustica, desenho a pastel e a carvão. Em seu ateliê, formou um grupo de artistas onde a pesquisa é tida como objetivo principal.
Durante mais de 30 anos de vida profissional, dedicou-se ao magistério e a inúmeras formas de expressão artística, entre elas cerâmica, porcelana e "arte acadêmica". Nesse período estudou com vários mestres, aperfeiçoando seu trabalho e sua técnica.
Participou de várias exposições coletivas, destacando-se entre elas: pintura em porcelana, UBAP (1995, 1996, 1997 e 1999); óleo sobre tela, Salão da Associação Comercial de Pinheiros (1996, 1997, 1999 e 2000); III Salão da Marina e Salão da Aquarela; 58º Salão Livre; Salão da Primavera; Salão de Arte Sacra; Salão do Folclore Brasileiro, todos da Associação Paulista de Belas Artes; e Salão de Artes Plásticas de São Carlos; Salão Ecológico, ACM; XXIV Salão de Artes Plásticas Santos Dumont.
Como artista convidada, participou de mostras no salão dos premiados da APBA; Casa do Intercâmbio Cultural de São Paulo; Salão Internacional "Petit Format"; Salão Internacional, "Casa da Cultura"; Art Factory; Espaço Cultural Rede A de Jornais; Centro Cultural de Caraguatatuba; Espaços Culturais do Shopping Frei Caneca; Shopping Center de Bauru; City Bank; Tribunal Regional Federal, SP, e Hotel Intercontinental; Sociarte; Salão de Artes Plásticas de Franca; Salão de Artes Plásticas de Acerburgo, MG, e Salão de Artes Plásticas de Limeira, SP.
Conquistou inúmeros prêmios, grande medalha, medalhas de ouro, prata e bronze da Associação Paulista de Belas Artes e possui obras em inúmeras coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações