Projeto que cria contribuição previdenciária ao servidor é pautado para extraordinária



DA REDAÇÃO
O Projeto de Lei Complementar 9/2003, do governador do Estado, que institui contribuição previdenciária mensal de 5% sobre a remuneração destinada ao custeio da aposentadoria dos servidores públicos e de reforma dos militares do Estado, foi pautado para uma sessão extraordinária na noite desta terça-feira, 10/9.
No período da manhã, com a manifestação contrária dos deputados do Partido dos Trabalhadores e com o protesto de cerca de 400 manifestantes que ocuparam as galerias do plenário, um congresso formado pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Administração Pública aprovou o parecer do relator especial, deputado Edson Aparecido (PSDB), às 31 emendas e ao substitutivo que o projeto recebeu quando esteve na pauta de uma sessão extraordinária, na última quarta-feira, 4/6.
O efetivo policial militar da Assembléia foi convocado para permanecer no plenário durante o funcionamento do congresso de comissões, após a tentativa de invasão da área destinada aos deputados no plenário. Segundo a Assessoria Policial Militar da Assembléia (APMAL), não foi registrada a ocorrrência de feridos.
O relator do projeto esclareceu que o projeto é uma adequação da Previdência estadual ao modelo proposto pelo governo Federal, em tramitação no Congresso. "Essa reforma se insere em um conjunto de medidas iniciadas em 1994 e visa à correção definitiva do déficit da Previdência do Estado", falou. "Vamos tentar fazer algumas modificações no projeto Federal, mas o PSDB vai votar a favor e esperamos que em São Paulo os deputados petistas apóiem a proposta do governador Alckmin", arrematou.
O deputado Mauro Menuchi (PT), autor do substitutivo ao projeto, argumentou que a reforma proposta pelo Executivo estadual é apenas confiscatória e não conta com o apoio do seu partido. "Esse é um projeto extemporâneo, que se aproveita da reforma proposta pelo governo Federal apenas para confiscar o funcionalismo público", ponderou, acrescentando que "o projeto não pode ser visto como uma reforma, pois o único objetivo é aumentar a alíquota de arrecadação previdenciária".
Sessão extraordinária
A sessão extraordinária convocada para apreciar o PLC, que teve início às 19h, prossegue seus trabalhos. Estão inscritos para falar contra a matéria em discussão os deputados Cândido Vaccarezza, Maria Lúcia Prandi, Mário Reali, Renato Simões, Simão Pedro e Sebastião Pedro, todos do PT.
Os funcionários públicos ocupam as galerias do plenário na tentativa de impedir a votação do projeto e os policiais militares da Assembléia permanecem no local para garantir a segurança dos manifestantes, dos funcionários e dos deputados.
A APMAL informou que, no período da tarde, os manifestantes derrubaram uma porta de madeira que dá acesso às galerias do plenário e, na tentativa de impedir a ação, três policiais tiveram leves escoriações.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações