Frente Parlamentar em Defesa das Apaes é lançada na Assembléia


22/08/2007 19:14

Compartilhar:

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/APAE PUBL 772MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Cândido Naves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/APAE AntonioCandidoNaves01MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isabela França Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/APAE IsabelaFrancaVieira02 MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/APAE MESA 790MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), coordenada pelo deputado Ed Thomas (PMDB), nesta quarta-feira, em 22/8, na Assembléia, teve a participação do presidente da Federação das Apaes no Estado de São Paulo, Antonio Cândido Naves; da menina Isabela França Vieira, símbolo das crianças portadoras de necessidades especiais atendidas pela entidade; do prefeito de Pirapozinho, Orlando Padovan; da vice-prefeita de Pilar do Sul, Janete Pedrina de Carvalho Paes; além de parlamentares, presidentes, funcionários e voluntários de Apaes de diversos municípios paulistas.

A iniciativa do deputado Ed Thomas tem por objetivo, segundo o próprio parlamentar, passar da teoria à prática, ou seja, sensibilizar os demais parlamentares, muitos dos quais assinaram o apoio à criação da frente, para que apresentem emendas ao Orçamento estadual beneficiando as Apaes das regiões e cidades que representam. De acordo com Thomas, as emendas são necessárias para ampliar os recursos que as associações recebem e que são ainda insuficientes para que todos os programas sejam ampliados e plenamente atendidos.

O deputado informou que das 310 Apaes existentes no Estado, apenas 63 são cadastradas e recebem repasses diretos do Sistema Único de Saúde (SUS). As outras dependem de um recurso extra-teto do governo federal enviado à Secretaria Estadual da Saúde. Ainda conforme declarou o deputado, o trabalho prestado pelas entidades paulistas atende 50% da demanda estadual.

As declarações do deputado foram respaldadas pelas afirmações do presidente da Federação das Apaes, Antonio Cândido Naves. Segundo ele, os programas de prevenção, educação, profissionalização, esportes e artes, carecem de recursos para serem implementados com maior abrangência. Naves enfatizou a possibilidade do surgimento das deficiências ser prevenido. De acordo com ele, 70% delas podem ser evitadas. "Existem ações implementadas pela Secretaria da Saúde (no tratamento e na prevenção), mas ainda não estão sendo desenvolvidas a contento. Através de convênios com as Apaes, a eficiência (dessas ações) seria melhorada", disse.

O presidente da frente, deputado Ed Thomas, informou que no próximo dia 11/9 terá uma reunião com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para tratar das dificuldades enfrentadas pelas Apaes.

Os deputados Rafael Silva (PDT), Vitor Sapienza (PPS), Lelis Trajano (PSC), Reinaldo Alguz (PV) e João Barbosa (DEM) também prestigiaram o lançamento da frente.

alesp