Seminário debate empreendedorismo

DA REDAÇÃO
"Temos que contribuir para descentralizar o desenvolvimento do Estado, verificando as potencialidades de cada região, estimulando a competitividade e promovendo infra-estrutura social adequada", declarou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, ao abrir o seminário Empreendedorismo: a tecnologia a serviço das micro e pequenas empresas, na manhã desta quinta-feira, 15/4.
O objetivo do seminário foi preparar a inauguração do Espaço de Tecnologia, instalado nas dependências da Assembléia Legislativa, visando a uma maior aproximação entre o conhecimento acumulado pelos pesquisadores, através Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) e os representantes da sociedade paulista.
Neste sentido, Beraldo ressaltou que "precisamos de ações articuladas e o Espaço de Tecnologia vai ajudar muito, especialmente através de ações integradas". E acrescentou: "É o encontro para a inovação, buscando o desenvolvimento auto-sustentado".
Para o diretor do IPT, Guilherme Ary Plonski, a inauguração do Espaço marca um encontro entre a comunidade e a Casa da Democracia. "Não somos uma torre de marfim, mas parte da sociedade e nossa cooperação vai intensificar e vigorar o processo legislativo, especialmente através do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentado", frisou, elencando três elementos basilares para o Espaço: o foco: identificando temas de interesse da comunidade e pesquisadores; a neutralidade: ouvindo as várias opiniões sobre temas polêmicos que podem ser trazidos ao Parlamento; e o prazer: levando parlamentares e pesquisadores a uma cooperação mútua, identificando problemas e buscando soluções.
"Esse espaço servirá para a divulgação da grande pesquisa tecnológica que vem sendo realizada no Estado de São Paulo", opinou o representante do Executivo estadual, Luigi Maximo Bianchi.
A presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia, deputada Célia Leão (PSDB), ressaltou que "a tecnologia ajuda na construção da justiça e da igualdade, gerando mais empregos e renda, visando à melhoria de nossa sociedade".
Opinião corroborada pelo deputado Waldir Agnello (PTB), presidente da Comissão de Economia e Planejamento do Parlamento paulista. Para ele, "a pesquisa traz conhecimento e o conhecimento traz oportunidades; a expectativa é que essas oportunidades nos tragam bem-estar com geração de renda, emprego e trabalho".
Prumo e Progex
Dois produtos desenvolvidos pelo IPT foram apresentados aos participantes do seminário: o Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico (Prumo) e o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex).
O Prumo se constitui de veículos dotados com equipamentos laboratoriais e portáteis, operados por um engenheiro e um técnico que vão até a Fábrica, dando atendimento tecnológico de curto prazo. Desde sua ativação, em março de 1999, até março deste ano, foram feitos 520 atendimentos e 972 diagnósticos, tendo como resultado a melhoria da qualidade dos produtos das empresas que solicitaram o apoio do IPT, além da redução dos custos, aumento da produtividade e lucratividade, inclusive com o treinamento local de mão-de-obra. "O Prumo atua nos problemas mais imediatos, na base", explicou Vicente Mazzarella (IPT).
Já o Progex atua dando apoio tecnológico para adaptar um produto para atender às exigências do mercado, implicando também na melhoria da qualidade, na redução dos custos, na pré-qualificação do produto para certificação, além do design e da adequação de embalagem. "São as barreiras técnicas que, gradativamente, substituem as barreiras tarifárias", destacou Mari Tomita Katayama (IPT).
No período da tarde acontece a visita às unidades móveis do Prumo, que estão no estacionamento dos deputados, além da visita à exposição de vários produtos que contaram com o apoio tecnológico do IPT, expostos no salão nobre Waldemar Lopes Ferraz.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações