Sancionada lei que reorganiza Região Metropolitana de São Paulo
Integração, desenvolvimento regional, planejamento e enfrentamento de desafios de forma conjunta foram frases ditas em discursos de autoridades na solenidade de sanção da lei que reorganiza a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar 6/2005 foi sancionado nesta quinta-feira, 16/6, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin.
Pela lei sancionada ficam integrados 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões (Norte, Leste, Sudeste, Sudoeste, e Oeste). A capital integrará todas essas cinco divisões. A região metropolitana criada é o maior polo de riqueza nacional, respondendo por quase 20% do PIB nacional. Num território pouco maior que 8 mil quilômetros quadrados, há uma população de quase 20 milhões de habitantes.
Em seu discurso, Alckmin observou a importância do ato. "A RMSP está entre as quatro grandes regiões metropolitanas do mundo. O mundo moderno é metropolitano. Com planejamento, trabalho integrado e sinergia, o ganho para a população é enorme", declarou. Ele enalteceu o trabalho da Assembleia Legislativa nesse processo, afirmando que a unanimidade na aprovação revela o caráter suprapartidário do projeto.
Barros Munhoz, presidente da Assembleia, disse que essa propositura foi discutida com profundidade pelos parlamentares, que foi tema também de seis audiências públicas " uma na capital e outras cinco nas sub-regiões, e que, ao texto final, foram inseridas 17 alterações. Munhoz ressaltou as contribuições das diversas bancadas ao texto apresentado pelo Executivo. "O texto foi aprimorado no Legislativo", declarou.
O presidente elogiou o trabalho do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, pela forma como conduziu a discussão do tema. Para ele, o fato de o secretário ter participado de todas as audiências públicas foi fator determinante na condução do processo.
Pela oposição, o deputado Donisete Braga (PT) disse se tratar de um voto de confiança ao governo do Estado, que partiu de sua bancada algumas sugestões aprovadas, como a criação das sub-regiões. Ele lembrou que a região do ABC é pioneira nessa integração entre municípios e disse esperar investimento do Estado nos municípios.
A lei prevê a criação de instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas. Deverão ser criados, em 90 dias, o Conselho de Desenvolvimento e, a partir dele, os conselhos consultivos, o Fundo e a Agência de Desenvolvimento.
Os conselhos, instituídos em cada sub-região, serão compostos por membros da sociedade civil organizada, pelo Poder Legislativo dos municípios que integram a região, por deputados estaduais e pelo governo do Estado, que será representado pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. O Fundo será o responsável por dar o suporte financeiro ao planejamento e às ações perpetradas.
Já a Agência de Desenvolvimento, chamada por Alckmin de "instrumento moderno", será uma autarquia, a ser criada por lei específica, responsável pela elaboração de projetos de interesse comum e estratégicos para a RMSP.
Mais de 500 pessoas lotaram o auditório para acompanhar a cerimônia. Participaram da solenidade deputados de todos os partidos com representação na Assembleia, o prefeito paulistano Gilberto Kassab, bem como prefeitos e vereadores das cidades envolvidas. Compareceram, ainda, os ex-governadores Paulo Egydio Martins, Laudo Natel, Alberto Goldman, José Maria Marin, Paulo Maluf e Almino Affonso. Ricardo Montoro e Alaíde Quércia lembraram os governos de André Franco Montoro e Orestes Quércia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações