Deputada comemora apoio do governador ao aeroporto na Baixada


06/09/2007 12:34

Compartilhar:

Deputada Haifa Madi participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA AEROPORTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) participou na manhã de terça-feira, 4/9, com o governador José Serra e o secretário estadual de Saúde Luis Roberto Barradas Barata e outros parlamentares da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que ocorreu na Associação Comercial de Santos.

O governador anunciou investimentos na área da Saúde na ordem de R$ 40 milhões para a Baixada Santista. A meta do secretário estadual visa, prioritariamente, diminuir os índices de mortalidade infantil na região (17,7 mortes por mil crianças nascidas vivas), um dos maiores do Estado que mantém a média em torno de 13. Por isso, os leitos de UTI Neonatal serão ampliados.

Além desses investimentos, o governador anunciou R$ 41 milhões para a construção do viaduto no Pólo Industrial de Cubatão que atenderá as duas margens do Porto. E divulgou seu apoio à implantação do aeroporto civil metropolitano em Guarujá.

"O aeroporto precisa de verbas federais. Por isso, o governo do Estado de São Paulo, por meio da bancada de deputados federais, vai apresentar emendas para o envio de recursos", afirmou. Serra disse, ainda, que já conversou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto, que "está nas prioridades da diversificação aeroportuária do Estado de São Paulo", enfatizou.

A deputada Haifa Madi sempre defendeu a construção do aeroporto em Guarujá e ficou muito satisfeita com o apoio do governador. "Com o aeroporto, Guarujá será a única cidade do país com uma rede de transporte completa: rodoviária, ferroviária, aeroviária e portuária. Certamente, todo o Estado será beneficiado com isso".

O projeto do aeroporto prevê a construção de um terminal de passageiros, estacionamento de veículos, pista de taxiamento, pátio para aeronaves e a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.390 para 1.600 metros. O aeródromo será de uso compartilhado entre civis e militares.

"Estou muito otimista com relação à implantação do Aeroporto Metropolitano, principalmente pelas manifestações de apoio que temos recebido. Com a obtenção do licenciamento ambiental e o aval da Aeronáutica, ficamos na expectativa do parecer da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Depois de assinarmos o termo de gestão compartilhada, creio que conseguiremos viabilizar o aeródromo em pouco tempo", afirmou o prefeito de Guarujá Farid Madi.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp