Deputado elogia postura da presidência, que dilatou o prazo para a apresentação de emendas

Representante do DEM na Comissão de Finanças e Orçamento da Alesp, o líder do partido, deputado Estevam Galvão, faz uma análise da série de 20 audiências públicas que a comissão promoveu para buscarar maior participação da população na elaboração do Orçamento 2008. A seguir, Galvão responde ao Diário da Assembléia as impressões que teve se sua primeira participação nessas audiências.
Qual o balanço que o Sr. faz das audiências públicas realizadas pela CFO em 2007?
Estevam Galvão: O balanço é extremamente positivo. As audiências alcançaram seu objetivo. Houve um comparecimento de público muito bom nas diversas audiências realizadas em todo o Estado. Acredito que todo o trabalho vem sendo encaminhado muito bem na Casa e os pedidos dos deputados também estão sendo atendidos. A exemplo disso, o presidente Vaz de Lima prorrogou o prazo para os deputados fazerem emendas mesmo após as audiências públicas.
Em 2005, houve 49 audiências. Neste ano, o número de reuniões foi reduzido para 20. Essa quantidade é suficiente para colher as sugestões da população?
EG: Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, deputado Bruno Covas, é muito equilibrado e competente, e vem demonstrando muito interesse em fazer o melhor. A exemplo disso, foi feita uma divisão do território estadual de tal forma que o todo o Estado acabou sendo atendido e as reivindicações da população ouvidas.
Entidades do funcionalismo estiveram presentes em todas as reuniões para reforçar suas reivindicações. Isso não tira o foco regional que estas audiências deveriam ter? Uma reunião exclusiva para tratar de assuntos do funcionalismo não seria uma alternativa?
EG: Isso sempre acaba prejudicando sim, mas tenho convicção de que o presidente e a própria comissão souberam conduzir os trabalhos para que as audiências públicas não fossem prejudicadas e a população atendida dentro das suas necessidades.
Este é o terceiro Orçamento que conta com audiências regionais. A participação popular tem aumentado? Os municípios estão se sentindo mais representados e vendo seus pedidos atendidos?
EG: Este é o objetivo da audiência pública. O nosso desejo é que o Orçamento seja produzido e aplicado de forma democrática, e, em uma democracia, a presença da população é muito importante. Além disso, a peça orçamentária enviada para a Assembléia foi muito bem formatada. O secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, é muito competente. Falta apenas aparar arestas. Os deputados também teveram a oportunidade de apresentar emendas. Houve a todo momento dialógo e negociação entre os parlamentares para que o trabalho fosse feito da melhor maneira possível. Da forma como estamos trabalhando, e com o deputado Samuel Moreira exercendo o papel de relator do Orçamento da CFO, acredito que São Paulo terá uma boa peça orçamentária sendo executada no próximo ano.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações