Vera Ojuara traduz suas obras com clareza, transformando-as em documento objetivo

Com uma simplicidade descritiva e uma consciência artística escrupulosa que nada concede à improvisação, Vera Ojuara traduz suas obras com clareza num documento objetivo que não confia tão somente à sugestão emotiva. Sua pintura é viva, expressiva e permeada de um realismo sintético. Suas obras possuem um acentuado cromatismo e uma luminosidade vibrante. Seus personagens palpitam além dos limites do quadro, na vida e na consciência de quem as observa.
A composição gráfica aparece como uma estrutura de meditada elaboração e se ressente da tensão que a artista opera sobre a matéria para dobra-la a suas próprias exigências. Entendido como meio de busca e pesquisa, o seu desenho está na base de sua atividade artística que usa o traço numa função descritiva mas também de síntese simbólica para fixar imagens de nossa terra e de nossa gente.
O contorno de seus desenhos é estrito e acentuado, plasma os volumes que reúnem um cromatismo forte e diversificado. Vale salientar que o desenho para a artista torna-se uma livre invenção poética e um instrumento de descoberta.
"Baianas" e "A luta pelo verde", obras doadas ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, não constituem mera contemplação lírica mas o resultado de reflexões sobre a vida hodierna brasileira.
Artista
Vera Ojuara nasceu em 1946 em São Paulo. Iniciou suas atividades artísticas aos 15 anos de idade. Teve como mestres João Suzuki, Pedro Alzaga e Laerte Galesso. Ministra aulas de pintura a óleo e acrílica em seu atelier. Interessou-se também por pintura em seda através da professora Denise Princel, com quem aperfeiçoou várias técnicas.
Participou de várias exposições pelo Brasil, entre elas: I e II Exposição de Artes da Academia Brasileira de Artes (1988 e 1989); XXIV, XXVI e XXXVII Salão Feminino do Rio de Janeiro da Sociedade de Belas Artes (1988, 1990 e 2001); IV Encontro Fluminense de Artes, RJ (1988); III Salão de Artes Plásticas da Base Aérea do Galeão, RJ; Academia Brasileira de Artes; XIX Salão "Baptista da Costa", Petrópolis, RJ; VIII e IX Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto SP; XIII, XV, XXI e XXV Salão da Paisagem, Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ (1989, 1991, 1997 e 2001); Salão de Abril, Franca, SP (1989 e 1990); XXII Salão da Marinha do Brasil, RJ (1989, 2000 e 2001); IV Salão "Professor José Maria de Almeida", Sociedade Brasileira de Belas Artes, SP; I Salão de Artes Plásticas de Santo Amaro, SP; Salão de Artes Plásticas de São Lourenço, MG (1990, 1991, 1997, 2000 e 2001); XXIV e XXV Salão de Artes Plásticas de São Lourenço, Casa da Cultura Sociedade Brasileira, São Lourenço, MG (1990 e 1991); Salão da Primavera, Sociedade de Brasileira de Belas Artes RJ (1990, 2000 e 2003); I Salão Ecoarte, RJ (1992); Salão Interno de Artes, Abra galeria de Artes (1994).
Suas mostras no exterior, foram as seguintes: Salon International DÁrt Contemporain, "Artuel Beyrouth 2000", Beirute, Líbano (2000); International Artexpo New York, Jacob K. Javits Convencional Center, Nova York, EUA (2001); "Iindex 2001", World Trade Center, Dubai, Emirados Árabes (2001); Internatinal Conference Center, Cairo, Egito; - Palácio Presidencial, Praga, República Tcheca (2002); "Geneve Palexpo", Genebra, Suíça; "Brasilianischer Kunst", Gütersloh, Alemanha (2003); "Brasilianischer Kunst", Friedrichschafen, Alemanha (2004).
Recebeu inúmeras medalhas e menções honrosas, tanto no Brasil, quanto no Exterior e recentemente a medalha de mérito artístico e cultural outorgada a ela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História do Estado de São Paulo nas técnicas de pintura a óleo, acrílica, aquarela e pastel.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações