Delegação de Pomezia visita a Assembleia e reafirma laços de fraternidade com Itápolis


10/09/2009 18:36

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/POMEZIAGERALROB_6368.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello, Conte Lopes, Attilio Bello, Emanuel Massarani e Enrico De Fusco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/POMEZIApresentes41ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma delegação italiana da cidade de Pomezia, da região do Lazio, Itália, chefiada pelo prefeito Enrico De Fusco e pelo presidente do conselho municipal, Attilio Bello, esteve em visita a Assembleia Legislativa, sendo recebida pelo deputado Conte Lopes, no exercício da presidência. Participaram do encontro os deputados Geraldo Vinholi (PDT) e Waldir Agnelo (PTB), além do chefe de gabinete do presidente Barros Munhoz, Odair Ziolli.

Integram a delegação, que veio acompanhada de Lívia Bucci, representante no Brasil das Bienais Internacionais de Roma e Florença, Tommaso Gramiccia, diretor da União dos Industriais Católicos da Região de Roma, a arquiteta Anna Ferrazzano, secretaria municipal de urbanismo, e os conselheiros municipais Andrea Anzellotti e Francesco Boager.

Após a saudação inicial do deputado Conte Lopes, usou da palavra o deputado Geraldo Vinholi, que lembrou os acordos de Gemellaggio, assinados entre Itápolis e Pomezia em junho de 2006, e sua confirmação em Pomezia, em novembro do mesmo ano. Salientou na oportunidade a importância dos laços estabelecidos tanto do ponto de vista cultural quanto do social, comercial e industrial.



Museu de arte



O prefeito Enrico De Fusco agradeceu as saudações e falou sobre as diversas visitas das delegações de Itápolis que resultaram na criação do Museu de Arte Itália-Brasil em Pomezia e o lançamento das bases de uma associação cultural ítalo-brasileira na região do Lazio para a divulgação da língua, das artes e da cultura brasileira.

A seguir, entregou placas comemorativas e bênçãos do papa Bento 16 e presentes ao presidente Barros Munhoz, aos deputados Conte Lopes, Geraldo Vinholi e Waldir Agnelo e ainda aos senhores Odair Ziolli e Emanuel von Lauenstein Massarani.

O presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo aproveitou a ocasião para entregar, por intermédio do deputado Waldir Agnelo e de Carlos Egidio Moretti, diplomas de reconhecimento à cidade de Pomezia e ao prefeito Enrico De Fusco.



Programa



A vinda ao Brasil da comitiva italiana se deve ao fato de a cidade de Pomezia ter assinado em 2006 um acordo de fraternidade com Itápolis, denominado de Gemellaggio. A partir de segunda feira, 14/9, a comitiva estará naquela cidade paulista, onde haverá sessão solene na Câmara Municipal para reafirmar os acordos, que são iniciativa do deputado Geraldo Vinholi.

No programa dos visitantes está prevista uma reunião nesta sexta-feira, 11/9, as 15h, na Associação Comercial de São Paulo, onde serão recebidos pelo presidente Alencar Burti; e às 18h, na galeria Spazio Surreale, participando da inauguração da mostra do artista Carlos Araujo. Do dia 14 ao dia 17, a comitiva participará de intensa programação que incluirá visitas às usinas Cutrale, Stela D"Oro, Itaipu, Irmãos Malosso, alem das indústrias Triângulo e da fazenda Primavera.

alesp