Seminário trata da importância do voto



-mau.jpg)


-mau.jpg)

- Clique aqui para acessar informações sobre eleitorado por Sexo e Faixa Etária no Estado de São Paulo
- Clique aqui para acessar informações sobre eleitorado por Sexo e Faixa Etária no Brasil
Estudantes do ensino médio da rede pública e privada participaram de seminário sobre a importância do voto na manhã desta quinta-feira, 24/8, no auditório André Franco Montoro da Assembléia Legislativa. O evento é resultado de uma parceria entre o Instituto da Cidadania Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo " por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) " e a Secretaria de Estado da Educação.
Esta é a terceira edição do seminário. Denominado "A Importância do Voto", o evento vem sendo realizado sempre em anos eleitorais. O objetivo é "sensibilizar o jovem brasileiro com relação à importância e responsabilidade do voto, como canal legítimo de participação nas políticas e destinos da nação", explicou Paulo Saab, presidente do Instituto da Cidadania Brasil, em entrevista concedida durante a realização do encontro.
Nos dias 21 e 28/9, serão realizadas mais duas rodadas do seminário deste ano, ambas também na Assembléia Legislativa. A meta do Instituto da Cidadania Brasil é alcançar a participação de cerca de 3.600 estudantes da rede oficial de ensino, com a utilização também do recurso da videoconferência, pela Rede do Saber.
Efeito multiplicador
Saab espera que o seminário dê "aos jovens de 16 anos para cima conhecimento mais profundo sobre como funcionam as instituições políticas do país". Ele disse que o período pré-eleitoral é a melhor época para a realização desses encontros, que é quando "toda a sociedade está discutindo o assunto". Saab acrescentou que, além de mostrar ao estudante que está prestes a votar a possibilidade de escolher novos caminhos para o país e quem serão seus representantes, os encontros têm um efeito multiplicador muito grande em suas comunidades.
Para Carmem Vitória Annunziato, secretária-adjunta de Educação, desde 2002 o seminário tem sido um estímulo para o jovem votar "de forma consciente, com uma visão crítica, de modo a possibilitar mudanças importantes dentro da nossa sociedade". É nesse contexto, segundo ela, que é discutida a cidadania. "O papel do cidadão dentro do seu espaço de trabalho é de extrema importância para a formação dos nossos alunos", afirmou Annunziato.
Paulo Henrique Barbosa Pereira, presidente do TRE, acha que o interesse pela política é próprio do meio estudantil, e o seminário é uma forma de conscientização dos deveres e direitos do estudante, essencial para a democracia. Ele acredita que esse trabalho deve provocar maior participação do jovem estudante no processo democrático. "Com a cultura política que o jovem adquire, ele aprende a ter responsabilidade sobre os destinos do país, do Estado e do município", ressaltou o presidente do TRE.
Palestras
No seminário, professores especialistas em ciências políticas fizeram exposições destacando a importância do voto como canal legítimo de participação nas políticas públicas e nos destinos do país. Ao apresentar os palestrantes, Márcia Vasconcelos, diretora do Instituto da Cidadania Brasil, afirmou que o objetivo desse tipo de encontro é "oferecer subsídios para o amadurecimento do adolescente quanto à importância do voto".
Renaldo Gonçalves, mestre em Economia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), explicou a estrutura de funcionamento dos poderes no Brasil, com destaque para o Legislativo. Segundo ele, os sites de busca pela internet podem levar o jovem ao voto consciente, depois de conhecer os valores e preferências dos candidatos. Gonçalves recomendou também que os jovens acompanhem no site do TRE o andamento da campanha política.
Maria Francisca Motta, chefe de relações institucionais do TRE, afirmou que a informatização das eleições trouxe grande vantagem para a sociedade brasileira, porque resultou na apuração imediata dos votos. Ela explicou para os estudantes alguns detalhes das eleições deste ano, como data, documentação, ordem de votação e a importância de levar os números dos candidatos anotados. Maria Francisca falou também do histórico da Justiça Eleitoral, criada em 1932, extinta em 1937 e recriada em 1945.
Após as exposições, os alunos e convidados participaram de cerimônia de hasteamento de bandeira no pátio do estacionamento da Assembléia Legislativa. As atividades do encontro foram encerradas com a formação de uma mesa-redonda, da qual participaram representantes de partidos políticos com bancada na Assembléia Legislativa.
Fundamentos da democracia
Segundo os organizadores do seminário "A Importância do Voto", os jovens que vão acionar a tecla da urna eletrônica pela primeira vez necessitam de formação, informação, conhecimento e análise crítica. Daí a iniciativa de fornecer aos novos eleitores os fundamentos básicos da democracia, dos partidos políticos, do poder público e da representatividade.
Neste ano, os organizadores do seminário prepararam material de apoio para a discussão dos temas "Liberdade e Democracia", "Sistema Político Nacional" e "A Importância do Voto". Os alunos participantes recebem uma cartilha com textos elaborados pelo economista Luiz Alberto de Souza Aranha Machado, vice-diretor da Fundação Armando Álvares Penteado, e pelo cientista político Renaldo Gonçalves, doutorando da PUC de São Paulo.
Número de eleitores com 16 e 17 anos aumentou 28% nos últimos quatro anos
Os jovens com 16 e 17 anos conquistaram o direito de voto na Constituição de 1988. De acordo com o artigo 14 da Carta Magna, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Nas eleições deste ano, estão habilitados a votar 125.913.479 eleitores. Destes, 3.089.762 são jovens com menos de 18 anos. O número de eleitores com 16 e 17 anos aumentou 28% nos últimos quatro anos. Eles representam hoje 2,45% do eleitorado. Em 2002, eles eram apenas 1,92%.
Os eleitores de 16 anos são formados por 561.529 mulheres e 532.854 homens. Juntos representam 0,87% do eleitorado. Os de 17 anos são 1.003.168 eleitores do sexo feminino e 992.211 do sexo masculino. Juntos equivalem a 1,58% do eleitorado.
O maior crescimento de eleitores nessa faixa etária foi na região Nordeste. Já em São Paulo, dos mais de 28 milhões de eleitores, 458.505 são jovens de 16 e 17 anos, que irão às urnas pela primeira vez.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações