Comissão ouve pleitos de funcionários da Agricultura
.jpg)
.jpg)
Na reunião da Comissão de Agricultura desta quarta-feira, 5/12, a principal reclamação dos funcionários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é sobre a diferença de tratamento entre os funcionários do quadro de apoio e os pesquisadores: enquanto estes têm os seus pleitos contemplados, os do quadro de apoio estão há 13 anos sem aumento.
Diante dessa situação, os deputados da Comissão de Agricultura comprometeram-se a se reunir com os secretários Sidney Beraldo, da Gestão Pública, João Sampaio, da Agricultura e Abastecimento, e Vidal Luna, do Planejamento, para discutir o projeto que contempla esse setor do funcionalismo público que é "reconhecidamente importante para a agricultura, em um Estado em que a agricultura é fundamental para a economia", como falou o líder do governo e membro da Comissão de Agricultura, Barros Munhoz. O deputado se comprometeu a levar ao governador todas as demandas colhidas na reunião e tentar uma solução rápida para o problema.
Apesar da questão salarial ser prioritária, os funcionários se preocupam também com o futuro daquele órgão que vem sofrendo forte evasão de funcionários por causa da política salarial. Além disso, os concursados não tomaram posse ainda e alguns setores estão sem funcionar gerando grande prejuízo para o Estado e correndo o risco de se perder uma cultura que geralmente demora anos para se consolidar.
Todos os membros da comissão foram unânimes em considerar justas as reivindicações e ofereceram total disponibilidade para apoiá-las, censurando o atual percentual de apenas 0,82% do orçamento para a agricultura (ele já foi em época recente de 1,5%). Zico Prado (PT) entende que mantida a mobilização dos funcionários no atual nível, ela certamente sensibilizará o executivo. Raul Marcelo (PSOL), presente na reunião mesmo não sendo membro da comissão, creditou o achatamento salarial à política de terceirização do atual governo e Gilson de Souza (DEM) prometeu empenho na aprovação de qualquer medida que contemple a categoria.
Após a fala dos deputados, o presidente da comissão, Aloisio Vieira (PDT), abriu o debate e o plenário pode se manifestar oferecendo subsídios à comissão sobre a relevância dos serviços prestados à população do Estado no controle daquilo que consumimos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações