Fang se inspira na liberdade da fantasia e do movimento para criar momentos mágicos


O que mais impressiona na pintura de Fang é o movimento de seus personagens, seus animais, suas árvores, nas posições as mais impensadas, pois a mão ágil do artista criador a eles impõe a idéia de movimento.
Suas obras não são estáticas: vivem sua vida interior e, mesmo não seguindo os caminhos da pintura clássica, possuem um "chamamento" único, inconfundível, tal a serem reconhecidas entre aquelas de um autêntico mestre da pintura figurativa contemporânea. O artista consegue fixar sobre a tela ou sobre o papel momentos mágicos de expressão.
É precioso constatar que Fang domina totalmente seu traço. O seu desenho é sempre eficaz. Tanto é verdade que também a reprodução em branco e preto de uma qualquer de suas figuras se nos apresenta de maneira sugestiva. A cor quase parece um complemento da linha, uma tentativa de interrupção do traço, esse seguro, pronto a fundir e abrandar contornos e volumes. É, essa cor, uma pesquisa dentro da própria pesquisa.
O verdadeiro fascínio da obra desse artista está no seu hesitar entre uma concepção de pintura como um puro fato mental a tendências abstratas e a sua obstinação de permanecer na fronteira da realidade. Ao diluir a qualidade objetiva dos temas, rendendo-os leves e com movimento, Fang opera, ao mesmo tempo, para que permaneçam alusivos dentro de uma realidade observada em transparência.
A obra "O Búfalo", realizada em nanquim aguada e doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, comprova a atividade artística de Fang, que se inspira na total liberdade de fantasia e de movimento.
O Artista
Chen Kong Fang nasceu na cidade de Tung Cheng, China, em 1931. Começou a desenhar com incentivo do pai. Em 1945, iniciou seus estudos de sumiê e aquarela com Chang-Zenshen. No ano de 1951, mudou-se para o Brasil e, em 1954, conheceu o mestre Takaoka e deu prosseguimento a seu estudo na pintura.
Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, destacando-se dentre elas: Clube dos Artistas Plásticos de São Paulo (1959); Galeria Ambiente, São Paulo (1961); Biblioteca Pública de Salvador, Bahia (1962); Salão de Arte Moderna do Distrito Federal (1964); Salão Municipal de Santo André (1968); I Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo (1969); Mostra no MASP (1969 e 1976); Galeria Cosme Velho, São Paulo; Galeria Academus, São Paulo; "Panorama da Arte Atual Brasileira" - MAM - São Paulo (1978); Artexpo, Nova Iorque, Estados Unidos; Dan Galeria, São Paulo (1981 e 1993); "Artistas Trancendentais" - MAM - São Paulo (1981); Galeria de Arte F. Konning, Schleswing, Alemanha; Kouros Art Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos (1986 e 1993); "100 Obras Itaú" - MASP - São Paulo (1985); Galeria Bonino, Rio de Janeiro (1986); Ranulpho Galeria de Arte, São Paulo; The International Museum of the 20th Century Arts, Laguna, Estados Unidos (1990); Museu de Arte Contemporânea de Americana; Galeria de Arte Contemporânea de Taipe, Taiwan (1994); Waldir Assis Art Gallery, Paraná; Brasil-Japão Arte - Fundação Mokiti Okada - São Paulo (1995); Museu Banespa, São Paulo; VI Mostra de Arte Contemporânea - FIEO - São Paulo (1997); "Shangai Art Fair" - Hwa´s Gallery; Alisan Fine Art Gallery, Hong Kong, China; Panorama da Arte Brasileira, Paraná (1999).
Recebeu diversas homenagens, medalhas e prêmios no Brasil e no exterior. Suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais, bem como museus e espaços culturais e no Acervo Artístico do Parlamento Paulista.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações