Compensações para cidades com presídios

O Projeto de Lei 556/2007, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), obriga o Estado a executar ações compensatórias dos efeitos negativos gerados pela instalação de unidades prisionais nos municípios.
Com fundamento em estudos de impacto social e ambiental que devem ser realizados por órgão técnico a ser formado paritariamente por Estado e município e com a participação do Ministério Público, as ações compensatórias previstas no projeto vão desde a compensação financeira por perdas de receitas municipais e diminuição das atividades econômicas à ampliação da oferta de serviços públicos de responsabilidade do Estado, especialmente, saúde, educação e segurança pública.
O montante dos recursos destinados pelo Estado como compensação ao município não poderá ser inferior a 1% dos custos totais previstos para a implantação e, anualmente, a 0,5% das despesas totais da unidade prisional.
Impacto ambiental
Além das medidas compensatórias, o projeto ressalta a obrigação do Estado de atender às condições definidas nos processos de licenciamento ambiental e de habilitação da obra junto ao município. O texto refere-se expressamente à necessidade de aprovação de Estudo prévio de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e do Estudo prévio de Impacto de Vizinhança (EIV), conforme previsto no Estatuto das Cidades (Lei Federal 10.257/2001). Segundo o projeto, o EIV deverá levar em conta o Plano Diretor, a política urbana, a ordenação do uso do solo, a oferta de moradia, o adensamento populacional e a alteração da população flutuante, entre outros.
A falta de cumprimento de qualquer das determinações desta lei importa crime de responsabilidade, a que estão sujeitos o chefe do Poder Executivo e seus subordinados diretos responsáveis pela implementação dos projetos.
Em sua justificativa, Ana Perugini destaca que a instalação de unidades prisionais no interior faz com que várias empresas transfiram-se para outras localidades, reduzindo a receita do município. Além disso, "o valor dos imóveis situados nas proximidades dos complexos prisionais despenca e nenhum empresário se aventura a instalar seus projetos nessas áreas".
Segundo a deputada, "a possibilidade de fugas, motins, resgates e a nefasta influência de comparsas livres é que dão o tom da insegurança percebida pelos munícipes", que têm direito a medidas compensatórias como forma de atenuar os efeitos nocivos de uma obra que, no mais das vezes, não é bem vinda pela população.
Tramitação
O PL 556/2007 tramita em regime de urgência e já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública e de Finanças e Orçamento. Agora está pronto para a Ordem do Dia.
Na última quinta-feira, 23/4, a Comissão de Segurança Pública realizou audiência pública para debater o projeto. Na ocasião, o líder do PSDB na Casa, deputado Samuel Moreira, apresentou à comissão requerimento convidando o secretário de Administração Penitenciária para falar sobre o assunto.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações