Comissões permanentes elegem presidentes














Nesta quinta-feira, 12/5, várias comissões permanentes da Assembleia Legislativa reuniram-se para a eleição de seus presidentes. A partir de acordo entre lideranças partidárias, houve consenso nas indicações.
Nesta 17ª Legislatura há importantes modificações na composição das comissões temáticas em relação às anteriores, em obediência às resoluções 869 e 872/2011, que alteraram o Regimento Interno da Casa. O número de comissões permanentes passou de 23 para 15, aglutinando a função de algumas numa única, extinguindo outras, e aumentando o número de membros para 11 ou 13. Anteriormente, havia comissões com sete e com nove membros.
A antiga Comissão de Direitos Humanos teve suas atribuições ampliadas, e passou a se chamar Comissão de Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Essa comissão terá a prerrogativa de transformar as sugestões legislativas que receberem dela parecer favorável em proposições de sua autoria, a serem apresentadas à deliberação da Casa.
A de Constituição e Justiça assumiu também as funções da de Redação, nomeando-se Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Outra que recebeu novas atribuições foi a de Finanças e Orçamento, que passou a se chamar Finanças, Orçamento e Planejamento. Já as comissões de Assuntos Metropolitanos e de Assuntos Municipais se fundiram em uma única, que reuniu a competência de ambas.
O novo rol de órgãos temáticos ficou da seguinte maneira: Constituição, Justiça e Redação, com 13 membros; de Finanças, Orçamento e Planejamento, com 11 membros; de Saúde, com 11 membros; de Educação e Cultura, com 11 membros; de Assuntos Desportivos, com 11 membros; de Assuntos Metropolitanos e Municipais, com 13 membros; de Infraestrutura, com 11 membros; de Transportes e Comunicações, com 13 membros; de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, com 11 membros; de Administração Pública e Relações do Trabalho, com 11 membros; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com 11 membros; de Atividades Econômicas, com 11 membros; de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, com 11 membros; de Ciência, Tecnologia e Informação, com 11 membros; e de Fiscalização e Controle, com 11 membros.
Presidentes
A Comissão de Educação e Cultura elegeu, para presidente, o deputado Simão Pedro (PT). São membros efetivos dessa comissão os deputados Ary Fossen, Mauro Bragato e Roberto Engler, do PSDB, João Paulo Rillo e Simão Pedro, do PT, Gil Arantes (DEM), Rita Passos (PV), Edson Ferrarini (PTB), Carlos Giannazi (PSOL), André do Prado (PR) e Leci Brandão (PCdoB).
Vitor Sapienza (PPS) foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, cujos membros efetivos são: Célia Leão e Welson Gasparini, do PSDB, Hamilton Pereira, Antonio Mentor e João Paulo Rillo, do PT, Beto Trícoli (PV), André Soares (DEM), Carlos Cezar (PSC), Vitor Sapienza, José Bittencourt (PDT) e Sebastião Santos (PRB).
A Comissão de Saúde elegeu para presidente o deputado Marcos Martins (PT). São membros efetivos: Analice Fernandes, Carlos Bezerra e Celso Giglio, pelo PSDB, Edinho Silva, Gerson Bittencourt e Marcos Martins pelo PT, Milton Vieira (DEM), Ulysses Tassinari (PV), Heroilma Soares (PTB), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Itamar Borges (PMDB).
O presidente eleito para a Comissão de Atividades Econômicas foi Itamar Borges (PMDB). São membros efetivos desta comissão os deputados Welson Gasparini, Hélio Nishimoto e Celino Cardoso, do PSDB, José Zico Prado, Ana do Carmo e José Candido, do PT, Reinaldo Alguz (PV), José Bittencourt (PDT), Gilson de Souza (DEM), Ed Thomas (PSB) e Itamar Borges.
A Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho elegeu para presidente o deputado Edson Ferrarini (PTB). São membros efetivos: Marcos Zerbini e Mauro Bragato, pelo PSDB, Carlos Grana, Hamilton Pereira e Luiz Cláudio Marcolino, pelo PT, Estevam Galvão (DEM), Dilmo dos Santos (PV), Edson Ferrarini, José Bittencourt (PDT), Rodrigo Moraes (PSC) e André do Prado (PR).
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento elegeu o deputado Mauro Bragato para exercer a presidência. São membros efetivos: Ary Fossen, Mauro Bragato e Roberto Engler, pelo PSDB, Ana Perugini, Luiz Cláudio Marcolino e Simão Pedro, pelo PT, Estevam Galvão (DEM), Regina Gonçalves (PV), Vitor Sapienza (PPS), Orlando Bolçone (PSB) e Vanessa Damo (PMDB).
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) elegeu a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) como sua presidente. As reuniões da CCJR deverão acontecer às quartas-feiras, às 14h30. São membros efetivos João Antonio e Alencar Santana, ambos do PT, Fernando Capez e Cauê Macris, ambos do PSDB, Antonio Salim Curiati (PP), Afonso Lobato (PV), Roque Barbiere (PTB), Vanessa Damo (PMDB), Alex Manente (PPS), Carlos Cezar (PSC) e André Soares (DEM).
A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários elegeu o deputado Adilson Rossi (PSC) para exercer a presidência dos trabalhos. Os membros efetivos da comissão são: Fernando Capez e Pedro Tobias, ambos do PSDB, Adriano Diogo e Marco Aurélio, ambos do PT, Gil Arantes (DEM), Feliciano Filho (PV), Olimpio Gomes (PDT), Vinícius Camarinha (PSB), Jorge Caruso (PMDB), Antonio Salim Curiati (PP) e o presidente Adilson Rossi.
No dia 11/5, os deputados efetivos da Comissão de Transportes e Comunicações já haviam escolhido Edmir Chedid (DEM) para a presidência do órgão. São membros da comissão, além de Chedid, Orlando Morando, João Caramez e Carlos Pignatari, do PSDB, Antonio Mentor, Gerson Bittencourt e Ana Perugini, do PT, Chico Sardelli (PV), Rogério Nogueira (PDT), Marcos Neves (PSC) e Roberto Morais (PPS), Baleia Rossi (PMDB) e Campos Machado (PTB).
Simão Pedro - Educação e Cultura
Vitor Sapienza - Ciência, Tecnologia e Informação
Marcos Martins - Saúde
Itamar Borges - Atividades Econômicas
Edson Ferrarini - Administração Pública e Relações do Trabalho
Mauro Bragato - Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento
Maria Lúcia Amary - Constituição, Justiça e Redação
Adilson Rossi - Segurança Pública e Assuntos Penitenciários
Edmir Chedid - Transportes e Comunicações
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações