Protocolo de intenções estreita relações entre Brasil e Itália



Com o objetivo central de estreitar as relações comerciais e culturais entre o Estado de São Paulo e a Itália, os presidentes da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Eduardo Pollastri, deram um importante passo para ampliar e fortalecer o intercâmbio entre os dois países assinando nesta segunda-feira, 12/9, na sede do Legislativo paulista, um acordo cooperativo.
Citando uma frase do conde Matarrazzo, "se o Brasil é filho de Portugal, São Paulo é filho da Itália", Pollastri se disse muito à vontade para dizer que a união entre os dois países ainda é tímida e que a assinatura do convênio entre as duas instituições será muito "útil" para as duas partes. "Inclusive, disse Pollastri, vamos cobrar da Assembléia o cumprimento desse acordo."
Compromisso com a sociedade
Citando a passagem do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri, "o diabo reserva o lugar mais quente do inferno para aqueles que se omitem", o presidente Rodrigo Garcia demonstrou especial preocupação com o aprimoramento de medidas que beneficiem a sociedade paulista. Segundo ele, todos os protocolos assinados objetivam ampliar e disponibilizar informações entre as partes envolvidas com o objetivo principal de aprimorar as leis do Estado e, conseqüentemente, proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade.
Classificado pelo seu colega Vitor Sapienza (PPS) como uma "revelação política", Rodrigo Garcia ressaltou o sentimento de confiança e transparência que envolve todas as medidas adotadas pela Assembléia para "construir um Estado melhor", e explicou que a câmara Ítalo-brasileira poderá, por meio de uma senha especial, acessar todos os projetos de interesse no portal da Assembléia e contribuir com críticas, sugestões e informações, para a elaboração de projetos e audiências que melhorem a qualidade de vida em todo o Estado.
Assinaram o protocolo de intenções os presidentes das duas instituições, Rodrigo Garcia e Eduardo Pollastri, o segundo secretário da Assembléia, deputado Geraldo Vinholi (PDT) e, como testemunhas, o deputado Arnaldo Jardim (PPS), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia, e Marzio Arcari, vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. O evento também contou com as presenças de diretores da Câmara Ítalo-Brasileira e dos deputados Mauro Bragato (PSDB), Paulo Sérgio (PV) e Vitor Sapienza (PPS)
Fundada em 1902 por um grupo de banqueiros, comerciantes e industriais italianos, com a finalidade de estreitar as relações comerciais entre empresas brasileiras e italianas, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo é uma associação sem fins lucrativos que reúne mais de mil sócios, entre pequenas, médias e grandes empresas. Ela está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiás e Tocantins.
Ocupando lugar de destaque entre as 70 câmaras italianas no mundo, a Câmara Ítalo-Brasileira está entre as 10 mais importantes do mundo. Com a experiência de um século de atuação, tem a capacidade de oferecer a seus associados a melhor assessoria de negócios, proporcionando aos empresários italianos todo o apoio para o desenvolvimento de suas atividades no Brasil, e aos empresários brasileiros as melhores oportunidades de negócios no intercâmbio com a Itália.
As empresas associadas atuam em todas as áreas da economia e têm a oportunidade de serem inseridas em um dos mais importantes mercados europeus, a Itália.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações