Legislativo paulista recebe nesta quarta-feira certificação ISO 9001:2000

Assembléia paulista é o primeiro parlamento a receber certificação para sua atividade-fim, o processo legislativo
27/06/2006 19:23

Compartilhar:

Rodrigo Garcia e Geraldo Vinholi receberam, em maio, os auditores da Fundação Vanzolini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ISO254.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 28/6, às 17h, acontecerá na Assembléia Legislativa cerimônia de entrega do certificado ISO 9001:2000, conferido pela Fundação Vanzolini ao Legislativo paulista. É a primeira vez que uma Assembléia Legislativa recebe essa certificação para sua atividade-fim, o processo legislativo.

Segundo a Fundação Vanzolini, contratada para realizar essa auditoria, os procedimentos adotados pela Assembléia Legislativa de São Paulo para dar suporte a suas funções estão de acordo com padrões internacionais de qualidade. Para chegar a esse resultado, foram avaliados os oito requisitos da norma, envolvendo as áreas jurídica, técnico-legislativa, orçamentária, de infra-estrutura, de suprimentos e recursos materiais, de tecnologia da informação, de recursos humanos e de gestão estratégica da qualidade.

Para o presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, receber a certificação ISO 9001:2000, adotada para credenciar empresas privadas nacionais e multinacionais, indica o caminho certo para um modelo de parlamento moderno e democrático. "Esta certificação nos dá a segurança de que estamos oferecendo as melhores condições, primando pelo padrão de qualidade, para melhor orientar e conduzir as ações da Assembléia com a maior eficiência e transparência dos processos", concluiu.

A certificação tem validade de três anos e será periodicamente avaliada, garantindo, dessa forma, a continuidade do processo.

A Fundação Vanzolini realizou em maio auditoria em vários setores da Assembléia Legislativa para verificar se o Parlamento paulista poderia receber o certificado de qualidade ISO 9001:2000. Os auditores acompanharam os procedimentos administrativos realizados tanto pela área administrativa quanto pela área parlamentar e redigiu um relatório, que foi entregue em 10/5 à Mesa Diretora da Assembléia.

Os auditores encaminharam sua recomendação para uma comissão da fundação, que, concordando com o parecer, expediu o certificado de conformidade da Assembléia com a norma.

A Assembléia foi certificada pela primeira vez em 1997, teve a certificação ratificada em 2000 e obteve novamente a certificação este ano.

alesp