As subjetivações de Sueli Dabus são inspiradas pela natureza de um mundo idealizado



A comunicação visual de Sueli Dabus é confiada à poesia da cor, que exalta uma sublime tensão. Suas obras nos remetem a sensações, a estudos de alma, a alegrias de conquistas, a jogos de fantasia, constatáveis em suas vibrações pictóricas e no estudo de seu cromatismo.
A artista se inteira " ou melhor, sabe se compenetrar " da vida da natureza com delicada suavidade. Em cada aspecto procura a nota mais profunda, mais límpida e mais espiritualmente essencial.
Com sabedoria e riqueza de meios técnicos, Sueli Dabus exprime sua inquietação de pesquisadora: fascinantes descobertas, extensas sugestões a respeito de mundos misteriosos e distâncias astrais são transmitidas através de um gestual primaveril e de uma felicidade que transfigura.
Pintora versátil, manifesta-se sobretudo ao formular sua dinâmica improvisação, através de figurações que guardam a tensão do desenho. Entre planos e espaços geométricos entremeados de texturas, consegue uma construção vivaz das formas que levam à abstração e a uma recuperação serena e sugestiva das imagens iniciais.
O tema central de seus quadros, geralmente constituídos de flores, aparece quase sempre levemente desfocado pelo relevo e pela cor. Nas obras Abstraindo a Cathleya e Pensamentos, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, as subjetivações que Sueli Dabus transmite são inspiradas pela natureza de um mundo idealizado e surreal.
A artista
Sueli Dabus, pseudônimo artístico de Sueli Maria Delai Dabus, nasceu em 1956, em Mirandópolis, SP. Radicou-se em Bauru a partir de 1974, onde iniciou seus estudos em educação artística, artes plásticas e comunicação visual, na Fundação Educacional de Bauru, atual Unesp. Aperfeiçoou seus estudos em pintura com os seguintes artistas plásticos: Angelina Messemberg, Miguel Palaz, Angel Saint Martin, Galina Sheetikoff, José Manoel de Souza e Rodrigues Coelho.
Realizou ainda cursos no Clara Grattidge (Portugal), MOMA (Nova York), National Gallery (Londres), Tate Gallery (Londres) e Museu Thyssen Bornemisza (Madrid) e com Terezinha Chiri (escultura) e Sara Goldman em São Paulo. Ministrou cursos na Oficina de Pintura da Secretaria de Cultura de Mirandópolis, em 1998 e 1999.
Após realizar sua primeira mostra individual em Mirandópolis e participar da Semana de Arte da Fundação Educacional de Bauru (1977), participou, entre outras, das seguintes exposições individuais e coletivas: Pena Galeria de Arte, Bauru, SP; X Salão de Arte Contemporânea, São Caetano do Sul, SP, (1979); Faculdade Auxilium de Lins, SP; IV e V Salão de Artes Plásticas da Noroeste, Penápolis, SP, (1980 e 1982); Atelier Angelina Messemberg, Bauru, SP (1980 e 1995); Galeria de Artes Senac, Marília, SP; I Salão de Artes Visuais de Rio Claro, SP (1981); III Salão Oficial da Academia Paulista de Belas Artes, SP; II Café Artes, Cafelândia, SP; 30º, 31º e 33º Salão de Belas Artes de Piracicaba, SP (1981, 1982 e 1983); III, IV e V Salão de Artes Plásticas de Assis, SP (1982, 1983 e 1984); XIX, XX, XXII, XXIII e XXIV Salão Feminino, Rio de Janeiro (1983, 1984 e 1986, 1987 e 1988); I Salão Nacional de Arte de Alphaville, SP; Galeria de Arte Senac, Bauru, SP; XXXII Salão de Belas Artes, São Paulo (1984); XXI Salão de Artes, Rio de Janeiro; Salão Paisagem, Rio de Janeiro; "Cavalos do Brasil", Jockey Clube de São Paulo; X Salão Belas Artes, Franca, SP; Salão de Maio, Rio de Janeiro; "Brazilian Contemporary Art" , Tampa, Flórida, EUA; Mostra de Arte Contemporânea, Taiwan, Formosa; II Salão de Artes Plásticas Armando Viana, Rio de Janeiro (1986); X Salão de Artes Plásticas do Piauí, Teresina, PI; XXII Salão de Maio, Rio de Janeiro; II Prêmio Aquarela Brasileira de Artes Plásticas, São Paulo; XI Salão Primavera, Rio de Janeiro; Salão de Arte Contemporânea, E.C.Pinheiros, São Paulo; II Salão de Artes Plásticas, Curitiba, PR; 1º Bienal Anuário Latino-Americano (1987); Projeto Arco Latino Madrid-Lisboa; 50º Salão Paulista de Belas Artes, São Paulo; Anima Galeria de Arte, São Paulo; Graffiti Galeria de Arte, Bauru, SP (1989); Caixa Econômica Federal, São Paulo; Espaço Cultural Banco do Brasil, Bauru, SP; Caixa Econômica Federal, São Paulo; Espaço Cultural da Sociedade Danthe Alighieri, Bauru, SP (1994, 1996 e 1998); Espaço Cultural Citroën (1996 e 1998); Galeria de Arte Terezinha Pizzocaro, Campos do Jordão, SP; Garden Shopping, Dia Internacional da Mulher, Bauru, SP; "Retratos", Senac, São Paulo; Galeria Vitória Plaza, Bauru, SP (1996); Espaço Cultural BMW, São Paulo; Centro Cultural de Mirandópolis, SP (1997, 1998 e 1999); Casa Cultural do Ypê Amarelo, Bauru, SP (1997); Espaço Cultural Araçatuba Shopping, SP; "The Soul"s Collection", Barretos, SP (1998); e Bauru Shopping, SP (1999).
Entre os inúmeros prêmios que conquistou em salões oficiais nacionais e estrangeiros, destacam-se nove menções honrosas, cinco medalhas de bronze, cinco de prata e duas de ouro, com destaque para a Paleta de Prata no "Brazilian Contemporary Art" , Tampa, EUA, e a Paleta Internacional no MAC, Taiwan, Formosa (1986).
Possui obras em diversos acervos oficiais e particulares, no Brasil e no exterior, entre eles o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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