CPI das Contaminações Ambientais aprova relatório final dos trabalhos

Instalada, em dezembro de 2008, com a finalidade de investigar denúncias sobre contaminações ambientais, a Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida pelo deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), apreciou nesta terça-feira, 14/4, com as presenças de Edson Ferrarini (PTB), Adriano Diogo (PT), Jorge Caruso (PMDB), e José Bittencourt (PDT), o relatório final dos trabalhos apresentado por Bittencourt.
Em seu relatório, o parlamentar elenca oito tópicos que objetivam coibir a degradação ambiental no Estado. Entre as medidas apresentadas estão a aprovação do Projeto de Lei 368/2005, do Executivo (em tramitação desde 8/3/2007 na Comissão de Finanças e Orçamento), que estabelece diretrizes e procedimentos para a proteção da qualidade do solo e gerenciamento de áreas contaminadas; a criação de subcomissões, que trabalharão em conjunto com a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, para investigar as denúncias apresentadas; e a inclusão de cláusulas nos contratos das empresas instaladas em áreas contaminadas.
Os parlamentares manifestaram preocupação com as declarações da endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina do ABC, Maria Ângela Zuccarelli Marino, em reunião da comissão realizada em 1º/4, relatando casos de tireoidite crônica autoimune em moradores de bairros vizinhos ao polo petroquímico do Grande ABC. Apesar de a questão não constar no relatório, os deputados pretendem acompanhar o caso através de uma frente parlamentar, ainda a ser criada especialmente para este fim.
Descaso
O deputado Jorge Caruso disse que entre as oitivas realizadas duas chamaram sua atenção: a da Rhodia e a da Tonolli do Brasil. O deputado sugeriu que a CPI envie ofícios às delegacias responsáveis pelos processos criminais contra as empresas para que, semestralmente, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia seja informada sobre o andamento dos processos. Já o deputado Adriano Diogo comentou a falta de profissionalismo da Petroquímica União e da Sadia (ambas enviaram à comissão representantes que não podiam ser responsabilizados juridicamente).
Desde a instalação da CPI, os parlamentares ouviram representantes da Cetesb, da Procter & Gamble do Brasil S.A., da Aços Villares S.A., da Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda., da Tonolli do Brasil Indústria e Comércio de Metais Ltda., do Condomínio SP Market Center, da Sandvik do Brasil S.A. Indústria e Comércio, da Saint Gobain Vidros S.A., das Indústrias Nucleares do Brasil, da Gerdau Aços Longos S.A. e da Santista Têxtil S.A.
Ao final da reunião, Rodolfo Costa e Silva anunciou a realização de uma audiência pública, ainda sem agendamento, com a presença do presidente da Cetesb, Fernando Rei, para debater o PL 368/2005.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações