Comissão da Saúde ouve secretário Guido Cerri
O secretário de Estado da Saúde, Guido Cerri, compareceu à reunião da Comissão de Saúde, nesta terça-feira, 28/6, para responder acerca das recentes denúncias sobre fraude da licitação de medicamentos e recebimento, por parte de médicos, por plantões não prestados junto ao Hospital de Sorocaba.
O presidente da comissão, deputado Marcos Martins (PT) ampliou os questionamentos, interrogando quais outros hospitais estão sendo investigados, quais hospitais são geridos pelas organizações sociais e se a secretaria tem conhecimento sobre a carga horária dos médicos.
Adriano Diogo (PT), após reconhecer publicamente a extrema honestidade de Cerri e ressaltar que não aprova a condenação das pessoas por grampos telefônicos, disse que o médico Jorge Pagura, secretário estadual exonerado após a divulgação do esquema de corrupção, já possui em seu currículo outras investigações e disse que não entende "como uma pessoa, que é secretário de Esporte, fazia plantão naquele hospital e também parte do esquema de fraudes".
Já Carlos Bezerra Júnior (PSDB), que também louvou a gestão de Cerri à frente da secretaria, entende que os mecanismos de controle devem ser melhorados, como a implantação de ponto eletrônico, mas que também deve se pensar na criação de um plano de cargos e salários, nos moldes do que já existe em outras carreiras, como a magistratura.
Pedro Tobias (PSDB) ponderou que o ponto eletrônico só pode vir com a melhoria da condição salarial dos médicos. Luiz Carlos Gondim (PPS), que é médico, destacou ao secretário a necessidade de se implantar no Estado medidas que humanizem o atendimento. Ele citou como exemplo o fato de, em muitos casos, o paciente ser operado e não saber nem o nome do médico.
O secretário, em sua exposição, salientando que é preciso valorizar o profissional da Saúde, disse que já se reuniu com o governador para tratar de um plano de carreira para os profissionais dessa área, e que também já teve encontro com o sindicato dos médicos, com associações de classe e com o Conselho Regional de Medicina para debater esse plano. "O Estado fingir que paga e o funcionário fingir que trabalha não funciona", alertou Cerri.
Sobre as investigações, Cerri disse que ainda não recebeu, de forma oficial, as denúncias veiculadas pela imprensa, mas que o problema se origina de fraude à licitação de medicamentos, que a escuta telefônica levou ao conhecimento de recebimentos por plantões não trabalhados e também da cobrança ilegal de profissionais que fazem estágio no hospital.
Providências
Sobre as providências tomadas, o secretário disse que todos os envolvidos foram afastados, mas que não se tomou medidas mais severas pelo fato de não terem chegado, ainda, denúncias do Ministério Público. Indicou-se também um interventor para atuar no Hospital de Sorocaba que, juntamente com uma equipe, deverá investigar todo o suposto esquema de fraude.
Cerri afirmou que tem a preocupação de preservar o atendimento à população e que o conselho gestor que já existia naquele hospital, em parceria com a PUC e a prefeitura local, será reorganizado.
Questionamentos
Os deputados Edinho Silva, Gerson Bitttencourt e Hamilton Pereira, todos do PT, concordam que é preciso investir na compra de equipamentos avançados, mas o mais importante é dar melhores condições aos médicos. Inclusive, oferecendo-lhes cursos de aperfeiçoamento. Outros itens mencionados pelos parlamentares foram a aprovação da emenda 29, bem como a implantação do ponto eletrônico, considerada uma medida funcional, mas polêmica, e a implantação de medidas fiscalizadoras rigorosas às organizações sociais que prestam serviços ao Poder Público.
O secretário afirmou que medidas de ajustes serão estudadas, mas declara que esse novo modelo de gestão não é de todo ruim. "O que precisamos é melhorar o processo de seleção das OSs, que devem ter tradição na área da saúde e, preferencialmente, ser ligadas às universidades públicas." Para Cerri, a questão da compra de equipamentos e reformas das edificações, os governos conseguem resolver com a liberação de verbas, mas é preciso investir em recursos humanos. "A valorização dos servidores da Saúde já é um grande começo", destacou o secretário, que já se colocou à disposição da comissão para debater novas descobertas sobre as infrações cometidas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
Antes de encerrar a reunião, o deputado Hamilton Pereira entregou a Cerri cópia do relatório da CPI da Remuneração dos Serviços Médico-hospitalares, realizada entre setembro de 2007 e março de 2008, onde, naquela época, já era possível verificar irregularidades no hospital de Sorocaba. "Solicitamos ao Ministério Público estadual e ao Tribunal de Contas do Estado que realizassem auditoria no conjunto hospitalar." O parlamentar também pediu o fim da indicação de cargos no serviço público estadual. Para ele, é uma das formas de se banir as "quadrilhas" do serviço público.
Participaram do encontro também os deputados Analice Fernandes, Maria Lúcia Amary, Samuel Moreira e Celso Giglio, do PSDB, Edinho Silva, Hamilton Pereira, Gerson Bittencourt e Telma de Souza, do PT, Milton Vieira (DEM), Itamar Borges e Jooji Hato, do PMDB.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações